No dia 20 de março foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, portanto, decidimos apresentar um pouco mais sobre alguns problemas que ocorrem pela falta de cuidado com a saúde bucal. Cárie, gengivite, tártaro e mau hálito são os quatro problemas mais comuns. Eles são causados principalmente por maus hábitos de higiene bucal, e são relativamente fáceis de ser evitados. A informação é uma das principais armas para manter você longe desses problemas de saúde bucal. Confira um pouco sobre as características de cada um desses problemas e como preveni-los.
- Cárie
É a desmineralização da estrutura dental causada pelos ácidos formados pelas bactérias que estão na placa dental. Provoca dor, sensibilidade ao frio e ao calor, dor ao mastigar.
- Gengivite
É uma inflamação gengival, caracterizada por gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento durante a escovação.
- Tártaro
É uma placa bacteriana que, quando não removida adequadamente durante a escovação, endurece na superfície dos dentes.
- Mau hálito
Também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas do mau hálito incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.
Como prevenir esses problemas?
Fazendo a higiene bucal completa, que inclui:
- escovação dental 3 vezes ao dia, com creme dental com flúor;
- usar o fio dental corretamente;
- escovar língua e bochechas;
- uso de antisséptico bucal.
Visitando regularmente o dentista. Somente o profissional poderá identificar e ajudá-lo na resolução destes problemas.
Fonte: SESC SC