No dia 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Osteoporose. A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea, tornando assim os ossos ocos, finos e com alta sensibilidade, o que torna suscetível a fraturas. Os ossos são uma estrutura viva que está sempre sendo renovada, um processo que acontece a vida inteira.
Confira abaixo 5 coisas que você precisa saber sobre a osteoporose:
- Uma a cada quatro mulheres que possuem mais de 50 anos desenvolve a doença. Mesmo após uma fratura osteoporótica, o paciente muitas vezes não é encaminhado para o tratamento, o que eleva o risco de novas fraturas.
- A osteoporose é uma doença que raramente apresenta sintomas antes que aconteça alguma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos para identificar a doença antes que aconteçam fraturas.
- As mulheres recebem um nível de estrogênio maior que os homens, este hormônio auxilia a manter o equilíbrio de perda e ganho de massa óssea. Ao chegar na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente e com essa queda os ossos das mulheres acabam tornando-se mais frágeis. Segundo estatísticas, esta doença acaba afetando um homem para cada quatro mulheres.
- O risco de desenvolver a osteoporose diminui ao tomar medidas como uma alimentação rica em cálcio, obtenção de vitamina D e atividades físicas ao longo da vida. Entretanto, mesmo com esses cuidados, alguns indivíduos terão a osteoporose por conta de herança genética, a qual não sofre alteração.
- Caso possua a doença, existem tratamentos eficazes que podem ser orientados de maneira adequada e tranquila por um endocrinologista. Cuide-se!
Fonte: SBEM