No dia 10 de outubro celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental, e em um momento delicado como este, é preciso cuidar bem não só da saúde física, mas também da saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.
Em palavras simples, isso quer dizer conseguir lidar tanto com sentimentos positivos, como alegria, amor e coragem, como com os negativos, como tristeza, ciúmes e frustrações. Por tanto, escolhemos 5 dicas de saúde mental para te ajudar no dia-a-dia.
- Respire, faça uma pausa, cuide-se.
É muito importante reservar um tempo para si mesmo. Dê uma pausa, relaxe e alimente sua mente com atividades pequenas e alegres – até parar e olhar o céu é um bom exemplo.
- Procure técnicas de relaxamento muscular.
Respire profundamente, medite, alongue-se. Muitas são as técnicas que podem te ajudar a aliviar a tensão corporal. Procure a que você mais se identifica e pratique-a regularmente.
- Tome cuidado com o excesso de informação.
Mantenha-se informado e atualizado, mas tenha cuidado para não se sobrecarregar com o excesso de notícias. Confie nas orientações fornecidas por organizações de saúde.
- Pratique exercícios e cuide da alimentação.
Saúde física e mental andam sempre juntas. Tente manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos em casa e dormir bem.
- Se preciso, procure ajuda psicológica.
É natural sentir ansiedade, estresse ou outras emoções que consomem, mas, se isso não melhorar com o tempo ou até mesmo piorar, procure ajuda profissional.