As vezes passamos por algumas situações das quais precisamos nos acalmar e nada melhor do que calmantes naturais para nos ajudar nessa tarefa, não é mesmo?
Um excelente calmante natural é a Passiflora incarnata. Você já deve ter ouvido falar, afinal é a mais famosa dentre as plantas que possuem fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila. Caso ainda não tenha ouvido falar, você provavelmente sabe do outro nome com o qual ela é conhecida. “Flor do maracujá”, não só famosa pelas suas propriedades calmantes, mas também por ser fácil de encontrar.
No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo, como é o caso da valeriana, erva de são joão, camomila, tília, melissa e alfazema, por exemplo, das quais vamos falar mais detalhadamente a seguir.
É possível fazer chá de todas estas plantas, no entanto, também existem suplementos alimentares na forma de comprimidos à venda em lojas de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias. Geralmente, os suplementos devem ser indicados por um fitoterapeuta ou nutricionista para saber qual a dose mais indicada. Os suplementos funcionam bem para aliviar sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.
Principais calmantes naturais:
Algumas plantas medicinais com propriedades calmantes são:
- Flor do maracujá, também chamada de passiflora, que tem ação calmante devido à presença de flavonoides que atuam diretamente no sistema nervoso.
- Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
- Erva de São-João ou Hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;
- Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
- Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
- Melissa ou cidreira: tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
- Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.
Antes de consumir os calmantes naturais, é muito importante que o médico seja consultado para verificar se o uso é seguro e se não há alguma contraindicação.
Gestantes, podem tomar calmantes?
Os calmantes naturais para grávidas só podem ser utilizados sob a orientação o obstetra que está realizando o pré natal e em caso de extrema necessidade, pois eles podem causar efeitos colaterais ou não serem seguros para o bebê. Um bom calmante natural que pode ser utilizado por grávidas e que não possui contraindicações é o suco natural de maracujá.
E os bebês? Podemos ajudar os pequenos a se acalmarem?
Algumas opções de calmantes naturais para bebês são o chá de camomila ou de funcho, que também favorecem o sono e ajudam no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.
Existe um suplemento alimentar chamado funchicórea que contém estas plantas medicinais e pode ser utilizado como calmante natural para bebês e recém-nascidos, mas, é bom sempre utilizar qualquer medicamento com o conhecimento do pediatra da criança.
Uma outra opção de calmante natural para bebês com mais de 1 ano, que já tenham iniciado a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá. Basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 50 mL de água, coar e depois oferecer ao bebê ou à criança.
Fonte: Tua Saúde