O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Além de focar na jornada para alcançar Saúde para Todos, que é o tema deste ano (2023).
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida. Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através da promoção palestras e atividades instrutivas e educacionais.
Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas a data é comemorada oficialmente em 7 de abril desde 1950. A iniciativa surgiu da preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas e da necessidade de alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
A OMS define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O que é realmente ser saudável?
Muitas pessoas consideram que o “ser saudável” é quando não ficamos doentes com facilidade. Porém a falta de enfermidades não significa que de fato você seja saudável. A saúde vai além de apenas doenças, ela também significa qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Em 1946, a Organização Mundial da Saúde desmistificou o que seria realmente o “ser saudável” e aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Saúde também é lei!
De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Algumas dicas essenciais para mantermos nossa saúde:
- Alimentar-se de maneira saudável. Evitando, excesso de açúcares, sal e gordura.
- Dormir bem.
- Praticar atividades físicas.
- Utilizar medicamentos apenas com recomendação médica. Evitar sempre se auto medicar.
- Lavar as mãos sempre que puder.
- Beber muita água.
- Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
- Evitar atividades que te causem estresse.
- Adicionar à sua rotina atividades que te dão prazer.
- Administrar bem as finanças.
- Não comparar o seu padrão de vida com o de outras pessoas.
- Manter as suas amizades e tratar bem as pessoas que estão a sua volta.
- Tentar ser positivo diante dos acontecimentos do dia a dia.