Os sintomas do herpes genital podem aparecer até 15 dias após uma relação sexual sem proteção com alguém que tenha o vírus. Normalmente, surgem feridas e bolhas na área genital, causando dor, ardência, desconforto e vermelhidão.
Além disso, é comum que esses sinais sejam acompanhados de sintomas como febre baixa, calafrios e um mal-estar geral.
O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST), transmitida por contato direto com o líquido liberado pelas bolhas causadas pelo vírus Herpes simplex. Essa transmissão ocorre principalmente durante relações sexuais desprotegidas, resultando em sintomas como ardor, coceira e desconforto na área genital.
Sintomas de herpes genital
Os principais sintomas de herpes genital são:
- Aparecimento de bolhas na região genital, que se rompem e são origem a pequenas feridas;
- Coceira e desconforto;
- Vermelhidão na região;
- Ardor ao urinar caso as bolhas estejam perto da uretra;
- Dor;
- Ardor e dor ao defecar, caso as bolhas estejam próximas do ânus;
- Ínguas na virilha.
Os sintomas de herpes genital surgem entre 10 a 15 dias após o contato com o agente infeccioso responsável pela infecção e as feridas do herpes genital podem aparecer no pênis, vulva, vagina, região perianal, uretra ou colo do útero.
Além disso, é possível que sejam notados sintomas mais gerais, como febre baixa, calafrios, dor de cabeça, mal estar geral, perda de apetite, dor muscular e cansaço, por exemplo.
Diagnóstico do herpes genital
O diagnóstico do herpes genital é feito pelo ginecologista, urologista, clínico geral ou infectologista a partir da avaliação inicial da região genital. Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar a realização de sorologia para identificação do vírus ou raspagem da ferida para que seja analisada em laboratório.
Como acontece a transmissão
A transmissão do herpes genital acontece por meio da relação sexual desprotegida, ou seja, camisinha, podendo a pessoa ser infectada ao entrar em contato com o líquido das bolhas que podem estar presentes na região genital, coxa ou ânus, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento do herpes genital deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista, urologista ou clínico geral, sendo recomendo o uso de medicamentos antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir em comprimidos ou pomadas, para aliviar os sintomas, prevenir complicações, diminuir a taxa de replicação do vírus no corpo e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão para outras pessoas. Além disso, como as bolhas do herpes na região genital podem ser bem dolorosas, para ajudar a passar pelo episódio o médico pode também recomendar a utilização de pomadas ou géis anestésicos locais, como Lidocaína ou Xilocaína, que ajudam a hidratar a pele e anestesiar a zona afetada, aliviando assim a dor e desconforto.
Fonte: Tua Saúde