8 benefícios do protetor solar

A woman applies sunscreen on a feet on the beach.

Estamos próximos a estação mais quente do ano! O verão é sinônimo de praia, piscina, água gelada e dias mais longos. Mesmo agora na primavera já podemos sentir o calor chegando com tudo!  

Nosso verão começa oficialmente no dia 22 de dezembro. Todo verão é marcado quando o sol se encontra mais próximo do hemisfério sul do planeta e, devido a essa proximidade, a radiação solar se torna mais intensa resultando em altas temperaturas que pode ser prejudicial para a pele devido a emissão de irradiação de UVA e UVB pelo sol. 

Os raios UVB atingem a camada mais externa da pele, produzindo vitamina D, que é benéfico para nossa saúde, porém não é nada saudável se expor ao sol por longos períodos como fazemos para pegar aquele bronze, curtir um mar ou uma piscina. Essa exposição longa pode causar queimaduras na pele, além de diminuir a resposta imunológica do organismo e até mesmo provocar câncer de pele. Por isso o uso do protetor solar é indispensável.  

Apresentamos aqui 5 benefícios para você não esquecer dele nesse verão:  

 

1. Previne o envelhecimento 

Caso você não proteja sua pele, ela poderá sofrer com a ação dos raios solares que vão danificar as fibras de colágeno dela, fazendo com que sua pele tenha manchas e aparente ser mais velha do que é. 

 

2. É para o verão 

Sol de verão, muita gente gosta, porém a exposição excessiva, e claro, sem proteção pode trazer desconfortos para sua pele, como o ardor de queimadura por exemplo, ou até problemas mais sérios. 

 

3. É para o inverno 

Engana-se quem acha que o protetor solar é para ser usado só no verão. Ele deve ser usado todos os dias, sem exceção. Seja no frio ou no calor, no dia nublado ou ensolarado a radiação solar está ativa, podendo afetar a saúde da sua pele. 

 

4. Previne doenças 

A exposição solar é uma grande colaboradora para o surgimento de câncer de pele, por isso não podemos abrir mão do protetor solar, pois ele protege sua pele e é fundamental na saúde de quem é predisposto a ter essa doença. 

Maria Lúcia dos Santos, de 45 anos, costumava ficar cinco, seis, até sete horas exposta ao sol. Até que foi diagnosticada com câncer de pele aos 36 anos. “Foi um choque! Nós nunca pensamos que pode acontecer com você, hoje eu me cuido muito mais”, explica. Após o susto, Maria não sai mais de casa sem protetor solar e evitar tomar sol entre às 10h da manhã e às 16h. 

 

5. Mantém a pele sem manchas 

As manchas podem aparecer por causa do sol, por isso é extremamente importante usar protetor solar todos os dias desde criança. 

 

6. É para usar em casa 

É importante passar protetor solar para ficar dentro de casa, afinal mesmo longe do sol, em casa também estamos expostos a luzes que podem transmitir radiação. 

 

7 . Tem para todos os gostos 

Não adianta arrumar desculpa para não passar protetor. Hoje no mercado existem várias opções e marcas de protetor que variam desde a textura até o perfume. Então é só escolher o que te agrada e usar sempre. 

 

8. Evita a acne solar 

Os raios ultravioletas podem diminuir a imunidade da pele, o que aumenta a proliferação de bactérias, favorecendo o desenvolvimento de cravos e espinhas,além do aumento das lesões de acne já existentes. Por isso, utilizar protetor solar ajuda a diminuir a quantidade e a gravidade das acnes. 

Utilizar protetor solar diariamente é cuidar-se e viver com mais saúde. Por isso, sempre que for se expor ao sol, não esqueça de levar seu maior aliado!

Fonte: SP GOV 

Share Button

Você pode gostar...