Pragas urbanas como: baratas, formigas, cupins, moscas, mosquitos, ratos e outros, se aproveitam do calor para se reproduzir. Sendo assim, as altas temperaturas do verão tornam o ambiente favorável para o aparecimento desses.
Além de causarem alguns danos materiais (como devorar alimentos e móveis) existe os possíveis malefícios à saúde da sua família.
Algumas doenças transmitidas por esses bichos são:
▪ dengue
▪ febre amarela
▪ virose
▪ leptospirose
▪ intoxicações, vômitos e diarreias
▪ e outros
Bichos como Lagartixas, comuns nas paredes, apesar de assustarem por seu aspecto, não oferecem riscos, ao contrário, são úteis por serem predadoras naturais de insetos.
Para o combate eficiente das pragas urbanas, deve-se procurar por empresas especializadas, que utilizam formulações químicas seguras e com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não afetando o meio ambiente. Lembrando que esse serviço não deve ser feito por leigos devido ao alto risco no contato com substâncias tóxicas.
Como evitar as Pragas Urbanas
Baratas: retire o lixo, vede frestas. Passe vaselina sólida misturada com óleo de cozinha nas bordas internas de um pote de vidro. Faça isca com pão embebido em cerveja e jogue no pote. A barata entrará, sem conseguir sair.
Formigas: higienize a pia com produtos a base de cloro, não deixe restos de comida e alimentos adocicados. Cheiro de cravo, canela e borra do café repelem-as. Coloque numa tampa e deixe nos cantos da pia e armários.
Moscas: não acumule lixo. Afaste-as enchendo sacos plásticos com água e pendure em locais com Sol.
Pernilongos: não deixe água parada, coloque areia em vasos. Para repelir, velas de citronela.
Fonte: https://bit.ly/2SHLfX0