Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de pessoas sofrem de reumatismo, doença que afeta principalmente as articulações. O que poucas pessoas sabem é que as doenças reumáticas não acometem apenas a população idosa. Elas podem ser identificadas muito antes da fase adulta.
Doença – As doenças reumáticas atingem pessoas de qualquer idade e têm maior incidência em mulheres. Ao contrário de algumas doenças ditas silenciosas (hipertensão e diabetes), o reumatismo pode ser facilmente diagnosticado: o próprio paciente pode identificar os primeiros sintomas: dor nas articulações, principalmente por mais de seis semanas, acompanhada de vermelhidão, ‘inchaço’, calor ou dificuldade para movimentar as juntas (especialmente ao acordar pela manhã).
Tratamento – A assistência aos pacientes com doenças reumáticas inclui desde o fornecimento de medicamentos até a realização de práticas integrativas (como acupuntura), associada à realização de exercícios que devem ter indicação do médico.
Apesar de afetar homens e mulheres, jovens e idosos, a maior prevalência é entre as mulheres entre 30 e 40 anos. Por esse motivo, elas devem ficar mais atentas a alguns fatores de risco, como idade avançada, obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e ingestão de medicamentos que podem contribuir para o surgimento da doença.
30 de outubro: Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo
Post fantastico, muito informativo. Eu me pergunto por que os outros especialistas desse sector nao percebem isto. Devera prosseguir a tua escrita. Estou confiante, voce tem uma base de leitores enorme ja!
tu sabe que toda vez que eu vejo um alimento do filhote de cachorro comercial eu me pergunto quanto tempo tiveram que priva-los para leva-los a fazer o que querem!