Quem tem crianças em casa sabe que os brinquedos vão parar em todos os cantos, inclusive na boca da criançada. Às vezes os brinquedos estão sujos e cheios de micro-organismos.
Saiba que os brinquedos com os quais eles mais têm contato devem ser os primeiros a serem higienizados e com uma frequência maior. Descubra quais são as melhores formas de limpar esses brinquedos:
- Metal:Limpe com pano umedecido em álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, pode-se limpá-lo também com água e detergente ou sabão neutro, com a mão ou uma esponja não abrasiva.
- Se tiver ferrugem: Dá para cobrir com tinta ou simplesmente substituir a parte afetada.
- Itens pequenos: Podem ainda ser lavados na máquina de lavar louça ou com escovinhas cujas cerdas penetrem nas reentrâncias.
- Borracha e E.V.A: Estes são bem simples: basta higienizar com água e sabão ou com pano umedecido em álcool.
- Brinquedos do banho: Procure retirar a água do interior deles toda vez que forem mergulhados.
- Pelúcia e tecidos: Podem ser lavados à máquina. Depois da lavagem, centrifugue o boneco e coloque-o para secar em local arejado e ensolarado. Caso haja alguma restrição do fabricante em relação ao uso da máquina, a saída é lavar os itens à mão ou a seco, em lavanderia especializada.
- Madeira: Esse material pode ser limpo com espanador, pano seco ou levemente umedecido (bem torcido)
- Sucata: Brinquedos com materiais reutilizados como copos, garrafas PET e papelão devem ser higienizados de acordo com o material com que são feitos.
- Eletrônicos: Para estes, apenas espanador, flanela ou pano macio seco. Limpe somente a parte externa, não abra os aparelhos.
- Plástico: Limpe com pano umedecido em álcool (o álcool a 70% é suficiente).
Fonte: Revista Crescer