A candidíase masculina corresponde ao crescimento excessivo de fungos do gênero Candida sp. no pênis, levando ao aparecimento de sinais e sintomas indicativos da infecção, como dor e vermelhidão local, ligeiro inchaço e coceira. A Candida sp. é um fungo naturalmente presente na região genital e na pele de homens e mulheres, no entanto como consequência de alguma alteração no sistema imune, principalmente, pode ter seu crescimento favorecido, resultando na candidíase.
A candidíase genital é mais comum de acontecer nas mulheres, no entanto também pode acontecer nos homens principalmente quando não se realiza a higiene íntima adequadamente. Além de poder aparecer no pênis, a candidíase no homem também pode aparecer em outros locais do corpo, como entre os dedos do pé, virilha e interior da boca.
A candidíase é uma infecção que pode ser facilmente tratada desde que o tratamento recomendado pelo médico seja seguido, o que normalmente envolve o uso de pomadas e cremes que promovem a eliminação dos fungos em excesso, além de antifúngicos via oral em alguns casos. No entanto, o tratamento não garante a imunidade e, por isso, é importante que o homem mantenha os hábitos de higiene para evitar que a candidíase volte a acontecer.
Quais são os sintomas?
- Dor e vermelhidão local;
- Aparecimento de placas avermelhadas e/ou esbranquiçadas no pênis;
- Ressecamento da pele;
- Presença de secreção esbranquiçada;
- Sensação de queimação ao urinar;
- Coceira local.
Caso você apresente qualquer um dos sintomas, consulte o seu médico. Ele vai apresentar o melhor suporte e tratamento para você.
Fonte: Tua Saúde