Ao começar a pratica de exercícios muitas pessoas percebem que, ao invés de obter uma diminuição dos quilos na balança, ocorre um ganho de peso. Esse processo é normal e possui alguns motivos que podem fazer com que o peso não diminua ao praticar atividades físicas. Confira abaixo:
- Aumento da massa muscular
O número que você vê na balança refere-se à soma da gordura, massa magra (músculos, ossos, órgãos), água, alimentos e fezes presentes no organismo. Pensando em saúde, ao fazer exercícios e dieta, o mais importante é reduzir o percentual de gordura e preservar ou aumentar a massa magra, não ficar olhando só o peso. Portanto, ao praticar exercícios também é provável que tenha um ganho de massa magra.
- Alimentação inadequada
Uma verdade que pode ser cruel para muita gente: emagrecer depende muito mais de uma boa dieta do que de exercícios. E um erro muito comum de quem começa a treinar é achar que, por estar fazendo atividade física e queimando mais calorias, está liberado comer de tudo. Não é bem assim.
Para perder peso, o ideal é que, ao começar a se exercitar, a pessoa também diminua o consumo de doces, frituras, gorduras, carboidratos refinados e fast-food. Priorize o consumo de proteína, que vai auxiliar no ganho de massa magra, e aumente a ingestão de verduras, legumes e frutas.
- Dormir pouco
Muitas vezes, não basta só pegar firme na academia e manter o foco na dieta. É preciso também ter um sono adequado —para a maioria das pessoas, de sete a nove horas por noite. Dormir mal está relacionado a um controle de peso ruim, mesmo para quem faz exercícios, e pode ainda ocorrer a diminuição da performance.
- Estresse
O estresse aumenta a produção de cortisol. Esse hormônio inibe a produção de testosterona e GH, importantes para a construção muscular e a queima de gordura.
O cortisol elevado ainda reduz a liberação de serotonina (substância que promove o bem-estar) e aumenta os sintomas de ansiedade e irritabilidade, que pode levar à famosa fome emocional. Ou seja, a serotonina em baixa, o organismo busca saciar essa ausência na forma de alimentos calóricos e ricos em carboidratos, especialmente doces, que por sua vez levam ao aumento de peso.
Portanto, invista em hábitos que ajudam a minimizar a tensão no dia a dia. A atividade física já é ótima para isso. Mas, se o exercício sozinho não for suficiente para diminuir o estresse, procure se desligar um pouco dos problemas e investir em outras atividades que dão prazer, como ouvir música, ler, meditar etc.
Outro ponto importante é que, em excesso, o treino também aumenta o estresse e o nível de cortisol no organismo. Portanto, busque orientação de um profissional de educação física e peça para ele elaborar uma rotina de exercícios condizente com o seu nível de condicionamento e objetivos.
Fonte: Viva Bem Uol