Você já ouviu falar sobre prosopagnosia? A doença ganhou destaque após as declarações que o ator Brad Pitt seria portador da doença. Ele alega buscar o diagnóstico desde 2013 e menciona que a condição gera constrangimento e transtornos que o fizeram se isolar.
Segundo afirmou à revista GQ, o artista de 58 anos muitas vezes sente até mesmo vergonha de sair de casa, temendo que as pessoas pensem se tratar de um temperamento “egocêntrico, distraído e inacessível”, e que gostaria de conhecer mais pessoas que enfrentam o problema.
O que é a prosopagnosia?
A prosopagnosia, também conhecida como cegueira facial, é uma doença caracterizada pela incapacidade de reconhecimento total ou parcial das feições do próprio rosto ou de pessoas conhecidas, como amigos ou familiares, causando sintomas como dificuldade de interação social, medo ou transtorno de ansiedade, por exemplo.
Essa doença pode afetar homens ou mulheres em qualquer idade, e ser causada por lesões no cérebro, como traumas ou AVC, ou por condições neuropsiquiátricas como doença de Alzheimer, depressão ou esquizofrenia. Além disso, a prosopagnosia também pode afetar crianças com transtornos de desenvolvimento, como autismo ou síndrome de Asperger.
Principais sintomas:
O principal sintoma da prosopagnosia é a dificuldade ou incapacidade de reconhecer ou distinguir rostos conhecidos ou de pessoas que não se conhece bem, e em casos mais graves, o próprio rosto.
Essa dificuldade de reconhecimento facial pode se manifestar de formas diferentes, como:
- Incapacidade para reconhecer as feições de rostos pessoalmente ou por fotos;
- Dificuldade em reconhecer amigos, familiares ou conhecidos, especialmente em situações onde o encontro é inesperado;
- Incapacidade de descrever rostos;
- Tendência para evitar o contato visual;
- Tentativa de identificar pessoas fazendo perguntas pessoais ou através de objetos como roupas conhecidas, perfume, jeito de andar ou corte de cabelo, por exemplo;
- Dificuldade para reconhecer pessoas que usam uniformes ou roupas iguais;
- Dificuldade para acompanhar séries ou filmes, pois não existe o reconhecimento do rosto dos personagens;
- Sensação de desorientação ou se sentir “perdido” em locais com muitas pessoas;
- Dificuldade em manter relacionamentos;
- Dificuldade de interação social tanto na vida pessoal, como profissional;
- Medo de ter contato com pessoas;
- Transtorno de ansiedade social;
- Depressão.
Em crianças, a prosopagnosia pode afetar o desenvolvimento social, além de problemas de comportamento, ausência de medo de pessoas estranhas, intensa ansiedade de separação ou recusa em realizar atividades que necessitem de reconhecimento facial.
Existe tratamento?
Ainda não existe um tratamento específico para a condição.
Porém um Neurologista ou Neuropsicólogo pode ajudar a desenvolver formas de facilitar a identificação de pessoas. Como por exemplo, recorrer a outras características como penteado, voz, altura, acessórios, roupas e até mesmo a postura, podem ajudar no problema
No caso de desenvolvimento de transtornos de ansiedade ou depressão causados pela prosopagnosia, o médico pode indicar o uso de remédios ansiolíticos ou antidepressivos para ajudar a controlar essas condições.
Fonte: Tua Saúde