Hoje (26) comemora-se o dia internacional da igualdade da mulher. Nesta data é celebrada toda luta, conquista e empoderamento pela igualdade de gênero.
A celebração deu-se início nos Estados Unidos, exatamente no dia 26 de agosto de 1920, onde foi aprovada a 19ª emenda à Constituição, que atribuía às mulheres o direito ao voto. Esse foi um marco na luta pela escolha de voto feminino e pela igualdade política. E foi nessa mesma data, em 1973, que o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da emenda.
Trabalhar fora, estudar e votar foram direitos conquistados com muita luta e suor pelas mulheres ao longo dos anos, e essa luta ainda não acabou. O feminismo tem um papel importante atualmente, que é continuar a busca pela igualdade dos gêneros. Atualmente as pautas levantadas para a luta desse movimento são: salários iguais para homens e mulheres, maior representatividade feminina na política e a liberdade e autonomia sobre o próprio corpo.
A data deve ser celebrada para comemorar as conquistas, mas também lembrar-nos de que ainda há muito para ser feito sobre o assunto. Além disso, é importante que este dia jamais passe em branco, pois ele é uma oportunidade para reflexão e aprendizado.