Genes influenciam o que comemos

Os cientistas descobriram que quase 500 genes têm influência sobre nossas escolhas alimentares, dando um novo significado à expressão “você é o que come”. Esses genes estão relacionados aos nossos sentidos, como paladar, olfato e tato, e também à textura dos alimentos, ativando o sistema de recompensa do cérebro. 

A pesquisa, liderada pela professora Joanne Cole da Universidade do Colorado, utilizou um grande banco de dados com informações detalhadas de 500 mil pessoas, chamado UK Biobank. Com métodos computacionais, os pesquisadores mapearam esses genes que afetam diretamente as preferências alimentares e padrões de consumo. 

Descobriram então, 300 genes ligados à preferência por alimentos específicos e 200 genes relacionados aos padrões alimentares, como o agrupamento de alimentos como peixe e frutas.  

Essa descoberta, divulgada pela Sociedade Americana de Nutrição, pode abrir caminho para a criação de perfis alimentares baseados na genética, possibilitando dietas personalizadas mais bem toleradas pelas pessoas. 

Fonte: G1 

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário