Noites sem dormir muito afetam o seu humor, energia e saúde de modo geral. Certos hábitos podem ajudar, como beber um chá antes de dormir para ter um sono melhor. No Brasil, 73 milhões de pessoas têm problemas para dormir, o que pode estar ligado a problemas cardíacos, depressão e obesidade.
O tratamento para insônia não se concentra principalmente em remédios, exceto em casos de depressão ou ansiedade. Em vez disso, são usadas terapias, bons hábitos de sono, métodos de relaxamento e controle dos fatores que mantêm você acordado, além do tratamento para outras doenças se estiverem presentes.
Os chás podem ajudar nesse processo de melhoria. Alguns chás podem ser poderosos para melhorar suas noites de sono, ao contrário de bebidas como café, chá preto, verde, branco e chocolate, que contêm cafeína e devem ser evitadas após as 14h. Optar por chás com ervas relaxantes pode facilitar o adormecimento e manter um sono tranquilo.
Chá de camomila
A camomila é uma planta suave, rica em apigenina, um tipo de flavona com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais. Ela contém nutrientes que têm um efeito calmante e ajudam a diminuir o ritmo agitado do dia a dia. Para fazer chá de camomila, basta colocar água fervente sobre a erva, tampar e deixar em infusão por sete ou oito minutos. Depois é só coar e beber. Além das flores de camomila secas, você também pode encontrar saquinhos de chá prontos e até óleos essenciais dessa planta.
Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira, também conhecida como Melissa officinalis e pertencente à família da hortelã, tem um aroma levemente doce e cítrico. Ela é utilizada como remédio antiviral, antibacteriano e para aliviar sintomas de ansiedade, insônia e melhorar o humor. Além disso, ajuda a aliviar problemas como gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça, devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispépticas.
Para preparar o chá de erva-cidreira, basta fazer uma infusão, despejando água quente em uma xícara e deixando repousar por cerca de 10 minutos. Pode-se utilizar uma colher de sopa da erva (aproximadamente 5 g) ou um saquinho de chá pronto.
Chá de passiflora
Pesquisas indicam que o chá de passiflora tem a capacidade de aumentar o GABA, um aminoácido que reduz a atividade no sistema nervoso central. Isso leva ao relaxamento, melhora do humor e do sono, além de reduzir sintomas de ansiedade e estresse.
Para preparar o chá de passiflora, você pode usar de 3 a 5 gramas de folhas secas para cada 250 ml de água. Basta fazer a infusão das folhas na água quente e deixar descansar por alguns minutos. Recomenda-se ingerir uma xícara dessa bebida antes de dormir, conforme a sugestão de Lima.
Chá de valeriana
A raiz de valeriana contém ácido valerênico, isovalérico e antioxidantes como hesperidina e linarina, que possuem propriedades sedativas e ajudam a melhorar o sono.
De acordo com Lima, a valeriana pode influenciar o funcionamento das células nervosas, sendo útil para crises de insônia, agitação, esforço mental e cansaço. Além disso, ela alivia dores, estresse cotidiano, cólicas menstruais e sintomas da menopausa e TPM.
Para fazer chá de valeriana, basta ferver água, adicionar uma colher da raiz de valeriana e deixar descansar por alguns minutos. Em seguida, é só beber.
Chá de lavanda
A lavanda não só é usada para fazer óleos essenciais, desinfetantes e sprays, mas também serve como um chá calmante muito eficaz. Ela ajuda a relaxar e tem benefícios como combater a queda de cabelo, reduzir o estresse, melhorar a cicatrização da pele e aliviar dores de cabeça. Se preferir não fazer chá de lavanda, uma sugestão é massagear a testa, ao redor do nariz e as mãos com o óleo essencial da planta ou colocar algumas gotas no travesseiro.
Para fazer o chá de lavanda, basta fazer uma infusão com uma colher da erva em uma xícara de 250 ml de água.
Chá verde descafeinado
A lavanda tem várias utilidades, além de ser usada para óleos essenciais, desinfetantes e sprays, também pode ser utilizada como um chá calmante muito eficaz. Ela ajuda a relaxar e oferece benefícios como combater a queda de cabelo, reduzir o estresse, melhorar a cicatrização da pele e aliviar dores de cabeça. Se não quiser fazer o chá de lavanda, uma alternativa é massagear a testa, ao redor do nariz e as mãos com o óleo essencial da planta ou colocar algumas gotas no travesseiro.
Para preparar o chá de lavanda, basta fazer uma infusão com uma colher da erva em uma xícara contendo 250 ml de água.
Fonte: UOL Viva Bem