Quem nunca se perguntou qual seria o verdadeiro sabor da torta americana? A clássica american apple pie, é tão recheada que ficam arredondadas e altas, tem aroma, sabor e textura deliciosos! Pura tentação!
➡️ Para conseguir uma torta com a massa crocante e o recheio saboroso, há alguns segredinhos que fazem toda diferença, vamos então vê-los a seguir:
AS MAÇÃS 🍎
Antes de mais nada, o grande pulo do gato para conseguir uma torta americana inesquecível é ter um recheio com M-U-I-T-A-S maçãs, isso mesmo. MUITAS.
🤷♂ Daí vem a pergunta de sempre? Qual o tipo de maçã certo?
Sabemos que tem maçã para todos os gostos e finalidades e a gente tem que entender os tipos antes de usar. Umas maçãs são bem doces, outras nem tanto, umas são bem ácidas, outras mais básicas, umas são muito suculentas e outras mais secas, umas mantém a forma depois do cozimento e outras quase que viram purê.
➡️ A solução para conseguir uma torta com recheio de muita maçã, com muito gosto de maçã e cheio de texturas, quer dizer, nem só fatias de maçã que desmontam quando a gente corta, nem purê de maçã só com uns pedaços pelo meio, é usar tipos diferentes de maçã.
Depois que se entende essa complexidade das maçãs, você deve usar sempre de 3 a 4 tipos para garantir que a torta fique doce, mas com toques de acidez, e pedaços maiores e menores, suculentos e um tanto de purê ligando tudo. Já imaginou que delícia?
⚠️ Parece muita fruta, mas maçã murcha muito e se não for bastante, a torta fica vazia, sem falar que, quanto mais recheada, melhor a sobremesa.
Sem mais delongas, vamos aos ingredientes:
MASSA 🥧
- 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 360 g)
- 200 g de manteiga gelada em cubinhos (ou metade manteiga e metade gordura hidrogenada)
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 4 colheres (sopa) de água gelada (aproximadamente 75 ml)
- Sal
- Leite pra pincelar
- Açúcar pra polvilhar
RECHEIO 🍎
- 12 maçãs diferentes (por exemplo, 3 Gala, 3 Red Delicious, 3 Fuji, 3 Granny Smith)
- Suco de 1 limão
- ½ xícara de açúcar comum (75 g)
- ½ xícara de açúcar mascavo (120 g)
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1/3 de colher (chá) de noz-moscada
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de maisena (30 g)
- 50 g de manteiga gelada em cubinhos
- Sal
🍽️ MODO DE PREPARO DO RECHEIO:
- Descasque e corte as maçãs em fatias bem finas, coloque numa panela com o suco do limão, o açúcar comum e o mascavo e aqueça.
- Cozinhe as maçãs em fogo alto por uns 30 minutos, até que estejam macias e o caldinho tenha secado. Junte a canela, a noz-moscada, a baunilha, uma pitada de sal e a maisena, misture bem, retire do fogo.
- Passe o recheio pra uma tigela e deixe esfriar. Pra esfriar mais rápido, coloque a tigela sobre uma outra com gelo.
️ MODO DE PREPARO DA MASSA 🥧
- Prepare a massa enquanto o recheio esfria.
- Numa tigela, misture a farinha, duas pitadas de sal, a manteiga (ou metade manteiga ou metade gordura hidrogenada) e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte o vinagre, 4 colheres (sopa) de água aos poucos e trabalhe até conseguir uma massa macia que se solte das mãos.
- Junte um pouquinho mais de água se estiver muito seca, ou de farinha se estiver pegajosa.
- Divida a massa em duas partes iguais, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
MONTAR E ASSAR 🍰
- Separe um refratário ou fôrma redonda de fundo removível de uns 22 cm de diâmetro.
- Sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, abra as duas partes da massa até conseguir 2 discos de uns 30 cm.
- Forre a base e as laterais do refratário com um disco de massa, espalhe as maçãs na cavidade fazendo um monte bem alto (pode parecer exagerado, mas não é, pois a maçã sempre diminui mais um tanto no forno e depois de esfriar).
- Tendo o cuidado de não deixar espaços vazios entre a massa e o recheio, espalhe por cima os cubinhos de manteiga e cubra com o outro disco de massa.
- Pressione as bordas com os dedos para colar e, com a ponta de uma faca afiada, faça alguns cortes na cobertura de massa para saída do vapor.
- Pincele a superfície com leite, polvilhe um pouco de açúcar e leve a torta à geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto).
- Leve a torta ao forno, espere 5 minutos, diminua a temperatura pra 180ºC (média) e mantenha no forno por mais uns 45 minutos, até que o perfume das maçãs invada a cozinha e a massa esteja bem dourada e crocante. Se, na metade do tempo, você perceber que a massa está dourando rápido demais, cubra com papel-alumínio e termine de assar a torta coberta.
- Retire a torta do forno, deixe descansar por umas 2 horas e sirva ainda morna. Se quiser, prepare a torta com até 2 dias de antecedência e deixa em temperatura ambiente se o tempo estiver frio, ou na geladeira se o calor for grande.
- Se quiser servir a torta quente, aqueça no forno a 180ºC (médio) por uns 10 minutos antes de servir.
Fonte: Na cozinha da Helo