A cárie é um problema nos dentes causado por bactérias que vivem na boca e que se acumulam formando placas endurecidas, difíceis de remover apenas com a escovação em casa. Essas bactérias, presentes na placa, acabam desgastando o esmalte dos dentes e podem atingir as camadas mais profundas, causando dor e incômodo.
Além da dor, a cárie pode provocar manchas nos dentes, aumentar a sensibilidade em um deles e até causar inchaço e dor na gengiva ao redor.
Se você notar esses sinais, é importante procurar um dentista. Ele poderá confirmar a presença da cárie e começar o tratamento necessário, que geralmente inclui uma limpeza profunda e, se preciso, a restauração do dente afetado.
Sintomas de cárie:
Os principais sintomas indicativos de cárie são:
- Dor de dente;
- Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
- Sensibilidade ao tocar em um dente;
- Gengiva inchada e dolorida.
Na fase inicial, muitas vezes a cárie não apresenta qualquer sintoma e, por isso, quando surgem os primeiros sintomas é muito importante ir imediatamente ao dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações como uma dente podre, infecção grave ou a perda de um dente, por exemplo.
Como confirmar que é cárie?
A confirmação da cárie é feita durante a consulta com o dentista. Na consulta, o dentista poderá verificar se existe algum pequeno furo nos dentes e, caso seja observado, pode inserir um instrumento com ponta fina nesse furo com o objetivo de avaliar a sua profundidade e se há dor.
Além disso, quando o dentista desconfia que a cárie está presente entre dois dentes, pode solicitar a realização de um raio-X antes de iniciar o tratamento.
Principais Causas da Cárie:
A cárie geralmente acontece por falta de higiene bucal adequada. Quando a limpeza dos dentes não é feita corretamente, restos de comida e bactérias ficam acumulados na boca, formando placas que podem causar cáries.
Além disso, comer muitos alimentos com açúcar, como bolos, doces e biscoitos, aumenta o risco de cárie, pois o açúcar alimenta as bactérias presentes nos dentes.
Uma das bactérias mais associadas à cárie é a Streptococcus mutans, que cresce no esmalte dos dentes. Essa bactéria forma placas bacterianas para capturar o açúcar disponível e produz ácidos que enfraquecem o esmalte, removendo os minerais e deixando os dentes mais frágeis.
Mesmo sendo causada por uma bactéria, a cárie não é contagiosa. Isso significa que ela não pode ser transmitida por beijos ou ao compartilhar objetos. O problema está diretamente ligado aos hábitos de cada pessoa, como a alimentação e a higiene bucal.
Tratamento para cárie dentária
A única forma de tratar uma cárie dentária é numa consulta com o dentista, não existindo um tratamento caseiro capaz de eliminá-la. Por vezes, basta apenas 1 sessão para eliminar a cárie, com uma restauração do dente, em que é feita a remoção da cárie e de todo o tecido infectado, seguida da aplicação de resina.
Quando a cárie é identificada em muitos dentes, o tratamento pode ser mais prolongado, podendo ser preciso recorrer ao tratamento de canal, também conhecido por obturação, ou até mesmo à retirada do dente, que depois precisa ser substituído por uma prótese.
Além disso, o tratamento para a cárie envolve a realização de uma limpeza, que consiste na remoção das placas bacterianas presentes na boca.
Como prevenir
A melhor estratégia para evitar a cárie é escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia para eliminar os restos de comida dos dentes e evitar a formação de placa bacteriana, além de passar o fio dental de forma regular, pois ajuda a remover restos de comidas que possam estar entre os dentes e que não conseguiram ser removidos apenas com a escovação. Outros cuidados importantes para prevenir a cárie são:
- Diminuir o consumo de açúcar e de alimentos que grudam nos dentes;
- Preferir um creme dental com flúor sempre que escovar os dentes;
- Comer 1 maçã depois da refeição para limpar os dentes;
- Comer 1 fatia de queijo amarelo como cheddar, por exemplo para normalizar o pH da boca, protegendo os dentes das bactérias que causam cáries;
- Ter sempre um chiclete sem açúcar por perto porque a mastigação estimula a salivação e esta protege os dentes porque não permite que as bactérias produzam o ácido que corroem os dentes.
- Passar o fio dental e enxaguante bucal, principalmente antes de dormir, e se usar aparelho, sempre depois de comer.
Além disso, é aconselhado ir ao dentista a cada 6 meses, para fazer uma limpeza mais profunda nos dentes, removendo completamente a placa bacteriana. Em alguns casos, o dentista pode também aplicar uma fina camada de flúor nos dentes, especialmente nos das crianças para fortalecer os dentes.
Além da maçã e do queijo amarelo, outros alimentos também podem ajudar a limpar os dentes e a equilibrar o pH da boca, diminuindo o risco de cáries, como os alimentos fibrosos, como cenoura, pepino e salsão, e alimentos ricos em proteínas, como atum, ovos e carnes, por exemplo.
Fonte: Tua Saúde.