O uso das Redes Sociais tem sido cada vez mais presente na vida das pessoas no mundo atual. É muito comum uma pessoa passar mais de 10h por dia em redes sociais. O uso das redes sociais pode trazer benefícios como, a promoção de contatos sociais, aumento do compartilhamento de diversas experiências, acesso fácil a notícias e até mesmo oportunidade de conhecer novas pessoas.
Estudos recentes mostram que os mais jovens passam grande parte do seu dia online e dependentes das novas tecnologias. As redes sociais apresentam um efeito aditivo, gerando ansiedade pelo número de likes, comentários ou visualizações que uma publicação pode alcançar.
A vida social apresentada nas redes sociais difere em grande parte da vida real, isso porque os usuários mascaram a realidade, compartilhando, muitas vezes somente o lado divertido e glamuroso da vida com o objetivo de passarem uma imagem de “vida perfeita”. Podendo gerar, principalmente no público mais jovem (adolescentes e jovens adultos) problemas de saúde mental.
Tudo o que foca na autoimagem quando falamos de redes sociais, é o que mais parece prejudicar o bem-estar, gerando sentimentos negativos de inadequação, problemas de autoimagem, dificuldades no sono e ansiedade elevada.
A pessoa ao compartilhar uma fotografia de si mesma, existe uma enorme expectativa do recebimento de likes e comentários a fim de se sentirem apreciadas. Quando essa expectativa não é alcançada, o sentimento é de invalidez e quando existe ainda uma comparação com outras publicações, o quadro piora, gerando muito stress e impactando diretamente na autoestima.
Apesar disso, existe ainda uma pressão de “não perder nada” quando falamos de redes sociais, uma vez que existe um grande medo de não estar integrado nas conversas e de perder informação importante na relação com os outros. Para evitarem ficar de fora, os adolescentes e jovens verificam excessivamente as suas redes sociais, o que leva a grandes níveis de stress e ansiedade e pode prejudicar/invalidar outras tarefas importantes, como estudar ou realizar atividades de lazer mais positivas.
Ciclo vicioso do uso não saudável das redes sociais:
- Quando nos sentimos sozinhos, ansiosos ou estressados, usamos as redes sociais mais vezes, com o objetivo de deixarmos de estar aborrecidos e sentirmo-nos conectados com os outros.
- Usar as redes sociais mais vezes, aumenta o medo de “ficar de fora” ou de perder alguma coisa importante e geram-se sentimentos de inadequação, insatisfação e isolamento.
- Por outro lado, esses sentimentos afetam negativamente o nosso humor e agravam os sintomas de depressão, ansiedade e stress.
- Esse agravamento dos sintomas leva ao aumento do uso das redes sociais e o ciclo continua…
Fique atento a sua saúde mental, não hesite em buscar ajuda se necessário. Seu bem-estar é importante, portanto, se cuide!
Fonte: Psiquiatria Positiva