Aftas: como lidar com elas?

Pequenas feridas, que apesar não serem graves, incomodam bastante! Assim são as aftas.

Elas aparecem na mucosa bucal (nas gengivas e embaixo da língua, por exemplo) e podem estar associadas a uma alteração nos hábitos nutricionais, já que o incômodo causado pela afta pode dificultar a alimentação.

Quais são as causas?

Não tem uma causa definida, mas tem causas multifatoriais relacionadas. O surgimento da afta está relacionado a muitos fatores, como disfunção imunológica, ansiedade, alterações nutricionais e hereditariedade, sendo mais comum em adolescentes e adultos jovens.

Quais são os sintomas?

É comum arder e doer a parte afetada, aparecendo com frequência abaixo da língua, nas bochechas, na parte interna dos lábios, podendo ser difícil engolir alimentos condimentados, ácidos e líquidos mais cítricos quando as aftas aparecem em grande número. Normalmente elas cicatrizam em até 14 dias e reaparecem frequentemente.

Qual é o tratamento?

Existem alguns tratamentos que podem ser locais (aqueles que aplicamos diretamente na afta) ou sistêmicos (que são aqueles remédios que ingerimos). Os tratamentos locais são mais seguros para o paciente e têm um efeito maior. Atualmente, o tratamento se dá por meio do uso de pomadas e/ou soluções contendo substâncias anestésicas, analgésicas e anti-inflamatórias.

Fonte: Blog da Saúde/Ministério da Saúde

Share Button

Você pode gostar...