Alimentação de qualidade para crianças

Inserir uma alimentação saudável para as crianças nem sempre é uma tarefa simples. Com a grande oferta de lanches rápidos, fica difícil manter uma dieta balanceada. Por isso, encontramos algumas dicas que podem te ajudar durante esse processo.
1 – Entenda o comportamento dos seus filhos.

Se você tem dois ou mais filhos, é normal fazer uma pequena comparação entre os comportamentos de cada um. Mas, é preciso entender que cada um tem a sua linguagem e forma de se expressar e, se buscar conhecer a da criança, a comunicação será melhor.
2 – Evite proibições. Não trate alimentos industrializados, como doces e chocolates como um tabu, deixe a criança comer, mas em doses pequenas. Assim, eles vão ter a chance de um relacionamento saudável com diversos grupos de alimentos.
3 – Associe a comida saudável com os momentos de diversão e paz. Não torne o momento de comer legumes algo estressante para criança, mas sim momentos de alegria, onde comer o alimento é algo positivo.
4 – Agrupe momentos. Não separe a alimentação dos dias de semana dos fins de semana. Deixe claro que todo dia é dia de uma alimentação balanceada. Além disso, incorpore comidas saudáveis com as de baixo teor nutritivo (Ex: Macarrão com legumes, pizza com rúcula, hambúrguer com salada…).
5 – Deixe eles fazerem parte do processo de compra. É importante para criança entender o momento de escolha dos alimentos. Eles se sentem envolvidos com todo o processo e tem contato com o que vão consumir.
6 – Por fim, seja o exemplo. Os pais são a primeira referência de mundo de uma criança. É de extrema importância que eles se alimentem de forma saudável e deem chance para novos alimentos, servindo de exemplo para os pequenos. A alimentação é algo mutável e adaptável, mas é preciso esforço. O ideal é fazer todo esse processo com o acompanhamento de um pediatra, assim ele pode orientar, além de detectar qualquer problema que a criança tenha no processo.
FONTE: Metropoles

Share Button

Você pode gostar...