Durante o nosso dia-a-dia, estamos acostumados a comprar alimentos disponíveis nos mercados que sejam de rápido consumo, como sucos de caixinha, biscoitos, doces, congelados, etc. Acabamos adquirindo esses produtos pela facilidade com que é proposta, já que estamos sempre com pressa e precisamos de uma solução mais rápida de consumo.
Mas o ideal para uma alimentação saudável é dar prioridade aos alimentos chamados “in natura”, ou seja, frutas, verduras, legumes, cereais em geral, além das carnes e dos ovos. Eles são a base de uma alimentação balanceada, já que não sofrem alterações depois que saem da natureza e possuem um maior valor nutricional.
Com o avanço da tecnologia e a falta de tempo, a cada dia surgem mais alimentos processados e o seu consumo só aumenta. Esses alimentos sofrem transformações nas indústrias de diversos níveis. Conservas de legumes, doces em calda, carnes temperadas, sardinha e atum em lata, azeitonas, queijos e pães são alguns exemplos de alimentos processados. Para garantir uma alimentação saudável é importante que esses alimentos não sejam consumidos demasiadamente, principalmente os que possuem adição de sal, açúcar ou vinagre. Ingerir esses alimentos em grande quantidade pode ser muito perigoso para o coração e para a pressão arterial.
E quem acreditava que não poderia ter um veneno maior para a nossa saúde, se surpreende com os danos causados pelos alimentos ultra processados. Normalmente levam conservantes químicos, sal, açúcar e gorduras. Alguns exemplos desses alimentos são biscoitos, balas, sorvetes, macarrão instantâneo, pizzas, hambúrgueres congelados, salsichas, refrigerantes, empanados, salgadinhos de pacote e refrescos que a maioria da população ama consumir. Como são desbalanceados e pobres em nutrientes, evite ao máximo o consumo desses alimentos. Cuide-se.
Fonte: Ministério da Saúde