Quando está triste ou alegre, o que procura-se comer, normalmente, são alimentos considerados prejudiciais à saúde.
As pessoas buscam produtos com alto teor de gordura e açúcar, se praticam o comer emocional. Esses alimentos, muitas vezes, além de dar prazer podem ser viciantes.
Alimentos viciantes
Segue abaixo a lista dos alimentos que mais cativam os consumidores. E entenda porque são considerados tão ‘viciantes’. Todos os comentários são feitos pelas especialistas Heloísa Soares e Ana Vilela.
CHOCOLATE
É um grande responsável pela elevação dos níveis de serotonina (endorfinas). O chocolate ativa o sistema cerebral de recompensa tanto pela formação de serotonina quanto pela presença de gordura.
BATATA FRITA
É altamente viciante, já que possui sal e gordura saturada. O sal pode ser nocivo a saúde além de atacar a pressão arterial, já a gordura saturada bloqueia o hormônio da saciedade, fazendo com que você coma sem parar. É um alimento que aumenta a sensação de prazer de comer.
REFRIGERANTES, CAFÉS E CHÁS
Refrigerantes contêm açúcar e cafeína que são substâncias estimulantes para o cérebro, se tornando viciantes. Já o café é viciante por conta da própria cafeína, assim como os chás e o próprio refrigerante. Todas essas bebidas são estimulantes.
BALAS E DOCES EM GERAL
Por serem ricos em açúcar aumentam o prazer cerebral e por isso são responsáveis por causar dependência.
O sorvete, por exemplo, pode ser altamente viciante por ser um alimento processado à base de gordura e açúcar. Traz também uma sensação de relaxamento e felicidade por conter triptofano, dopamina e gordura saturada, uma curiosidade é que o sorvete estimula o surgimento de substâncias alucinógenas que dão a sensação de euforia.
Fonte: https://bit.ly/2RLjO9Z