O que é a crise de ansiedade?
A crise de ansiedade consiste na sensação de angústia e vulnerabilidade, com a presença de medo da perda de controle diante de um desafio que vai acontecer. Envolve desde a preparação para um evento até acontecimentos considerados de baixa importância no dia a dia, como tarefas domésticas ou chegar no horário combinado a um compromisso. Na crise de ansiedade, as pessoas têm medo de que acontecimentos ruins possam afetá-las e passam a sentir sintomas psicológicos e físicos.
O que fazer em uma crise de ansiedade?
É importante conhecer formas de aliviar os sintomas, o que envolve desde medicação receitada por um profissional até uma simples conversa. Seguem algumas dicas:
- Recorra a técnicas de controle respiratório: a respiração consciente, por exemplo, impacta o funcionamento do corpo inteiro. Para fazê-la, basta escolher um momento do seu dia e estabelecer uma pausa na qual o ato de inspirar e expirar acontecerá de forma controlada, com a atenção apenas na respiração.
- Converse com alguém de sua rede de apoio: isso ajuda a identificar que é um momento de crise e que a sensação de morte é apenas negativa subjetiva (não está ocorrendo de fato).
- Faça atividades com a finalidade de interromper o pensamento e desfocar da crise: escrever, ouvir música, ler, tomar um banho ou qualquer outra forma de expressão, inclusive a realização de práticas religiosas para quem possui crenças dessa ordem.
Como prevenir a ansiedade?
- Atividades físicas aeróbicas: reduz dores crônicas e melhora a qualidade do sono.
- Meditação e prática de ioga: ampliam a conexão consigo mesmo, promovem relaxamento e ajudam no controle da ansiedade e da depressão.
- Trabalhos manuais, culinária e pintura: desenvolvem a criatividade, habilidades, raciocínio mais centrado, melhoram concentração, aumentam o repertório simbólico e expressivo.
- Contato com a natureza: contribui para alívio do estresse.
- Brincar com animais de estimação: desenvolve a afetividade, melhora o humor e a relação com diferentes emoções.
- Atividades de autocuidado: melhoram a autoestima, a sensação de segurança e a autonomia.
Como diferenciar uma crise de ansiedade de um infarto?
É preciso entender que a aceleração cardíaca por si só não indica um infarto. Sua principal característica é uma dor aguda no peito, geralmente com irradiação para o pescoço e braço, com alteração de pressão arterial, que se estende por horas. No caso da crise de ansiedade, existe uma multifatorialidade, com sensações diversas, que vão desde a falta de ar até uma tremedeira. Além disso, as pessoas ansiosas percebem que já viveram essa situação outras vezes.
Fonte: Viver Bem