Dores nas juntas, inchaço e rangidos nas articulações podem ser sinais de artrose, a quarta principal causa da redução da qualidade de vida. Segundo o Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas só no Brasil e pode afetar principalmente pessoas com idade mais avançada.
A reumatologista do Grupo NotreDame Intermédica, Dra. Ana Paula Luppino Assad, explica que a artrose é um processo de degeneração da cartilagem de várias articulações: “As mais acometidas são joelhos, quadris, coluna e mãos. Como a doença é mais degenerativa do que inflamatória, afeta principalmente pessoas acima de 50 anos”.
Causas
Não há causas definidas para a artrose. Componentes genéticos, obesidade e até traumas prévios da articulação estão envolvidos no desenvolvimento e progressão da artrose. Tudo o que sobrecarrega a articulação pode levar a degeneração da cartilagem.
Sintomas
A artrose pode apresentar como sintomas dores nas articulações afetadas, inchaço, limitação de movimento e queimação em alguns pontos, e dores no início do movimento. “Por exemplo, alguém está sentado por um tempo e sente dor quando se levanta e que melhora após os primeiros passos”, explica a especialista. Quando a artrose é no joelho, é comum haver alguns estalidos ao mexê-los; já quando é nas mãos, pode ter maior o volume das articulações dos dedos.
Prevenção
Quem tem uma predisposição a ter a doença precisa evitar sobrepeso. Isto porque, “além de sobrecarregar a articulação, o tecido gorduroso faz com que o organismo produza mais inflamação”, conta Dra. Ana Paula. É importante fazer exercícios e adotar uma alimentação saudável: quanto mais músculos a pessoa tiver, menor será a sobrecarga óssea e articular.
Fonte: Blog da Saúde GNDI