As doenças crônicas são caracterizadas, basicamente, por serem doenças que possuem um lento desenvolvimento e uma longa duração, muitas delas ainda não possuem uma cura. Elas são categorizadas por dois tipos: doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e as transmissíveis.
As DCNT’s, segundo estudos divulgados pelo IBGE, representam 70% das mortes no Brasil. Esse tipo de doença está associado a idade elevada ou ao estilo de vida da pessoa, como má alimentação, estresse e sedentarismo que são aspectos que estão muito presentes na sociedade atual.
Dentre elas, as principais são:
1) Colesterol Alto;
2) DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica);
3) Hipertensão;
4) Osteoporose;
5) Mal de Parkinson;
6) Doença de Alzheimer;
7) Asma;
8) Diabetes;
9) Derrame cerebral;
10) Câncer.
Já as doenças crônicas infecciosas são transmissíveis e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas.
Como se prevenir das doenças crônicas?
A maioria das doenças crônicas podem ser evitadas, a não ser aquelas adquiridas de forma hereditária. O segredo para preservar-se é manter um estilo de vida saudável. É necessário possuir hábitos que beneficiem nosso corpo, como exercícios físicos, boa alimentação envolvendo frutas e legumes e, obviamente, largar o fumo e o consumo excessivo de álcool.
Mesmo aqueles já diagnosticados com algum tipo de doença crônica, muitas vezes o bom estilo de vida, ajuda a controlar os sintomas, evitando o agravamento do quadro e, até mesmo, prolongar a expectativa de vida.
Fonte: Hospital Novo