Incentivar pessoas que sofrem de depressão a praticar exercícios físicos é um grande desafio. Quando ela já faz algum tratamento como terapia e medicamentos, pode ser mais fácil a aceitação. Mas, está mais do que comprovado que eles ajudam diretamente a combater toda a negatividade na saúde mental.
É necessário conversar com pessoas que sofrem dessa doença mostrando os benefícios que ela pode ter. Afinal, o estímulo vem do cérebro, e a partir do momento que entendemos que algo pode nos fazer bem, nos sentimos mais motivados a fazer.
Algumas dicas podem te ajudar a incluir algumas atividades no seu dia a dia, mesmo que você não tenha tempo de realizar em locais fixos como academia.
- Se mexa mesmo dentro de casa, tente caminhar para realizar algumas atividades normais do dia, não fique o tempo todo deitado ou sentado, se movimente!
- Atividades aeróbicas que não precisam de equipamentos é uma ótima saída também. Danças com coreografias e zumba, por exemplo, costumam ser uma saída encontrada para os amantes de música.
- Troque os seus hábitos como ao invés de pegar o elevador, opte pela escada, caminhe até um próximo ponto de ônibus, estacione o carro um pouco mais distante. Cada vez que você estende o período de exercício, o seu corpo ganha mais benefícios.
- Procurar amigos que tenham o mesmo interesse em comum é ótimo. Combinar isso com atividades físicas ao ar livre. Uma ótima dica é realizar em lugares bonitos e frescos, o ambiente ajuda também ao bem estar emocional.
Todas essas atividades comuns do dia a dia, se realizadas com frequência, trazem muitos benefícios como: Diminuição do sedentarismo, perda de peso, diminuição de risco para algumas doenças, mais energia e disposição, e até melhora no humor que te dá mais ânimo para realizar todas as atividades do dia.
Fonte: https://g1.globo.com