Essa é a dúvida de milhares de pessoas, faz mal comer ingerindo líquidos? Muitos acham que engorda, outros apenas dizem que faz mal devido a sensação de peso pós ingestão. Mas no que realmente influencia essa ação?
Para responder a essa curiosidade, coletamos uma explicação da professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), Nathalia Pizato no blog do Ministério da saúde. Ela explica:
“Nosso estômago consegue dilatar até um litro e meio. Quanto mais a gente come, mais ele dilata. E quanto mais rápido eu como, menos o tempo que o cérebro tem para entender e processar que estou colocando alimento no estômago. Por isso que pedimos para as pessoas fazerem as refeições com calma. E o líquido interfere nisso também. Se em uma refeição eu tomo um copo de suco de 500ml, o estômago recebe o volume da comida mais esse meio litro de líquido”
Alguns hábitos auxiliam no processo de digestão, e diminuem a vontade de ingerir líquido durante as refeições, como por exemplo, ingerir menores porções por vez, mastigar lentamente o alimento para não engolir e ter aquela famosa sensação de “ estar empanzinado”.
Segundo Nathalia Pizato, a pessoa pode, sim, beber algo durante as refeições, mas tem de ter em mente que o excesso pode ser prejudicial para a digestão. “O ideal é que a pessoa seja comedida na quantidade de líquido, assim como é com a comida. Não é legal fazer uma refeição com meio litro de suco, por exemplo. Algo entre 100ml e 200ml não vai gerar problema”, ensina a professora. Lembrando que o líquido recomendado sempre é a água.
Fonte: http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1241-faz-mal-ingerir-liquido-durante-as-refeicoes