A prática de artes marciais contribui para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora.
Conheça os benefícios da prática de lutas
Os benefícios não param no condicionamento físico. A luta é capaz de criar engajamento maior no participante além de transmitir conceitos de hierarquia e disciplina, além de treinamento mental e psicológico.
De acordo com um proprietário de academia, os praticantes de luta, geralmente, chegam com um objetivo primário de emagrecimento ou condicionamento físico, mas acabam se fidelizando mais nas artes marciais, que ajudam a enfrentar melhor os desafios da vida.
O processo pedagógico das lutas favorecem a prática e o envolvimento por conta dos alunos, com ganho de habilidades e avanço nas graduações. Já para os profissionais, esse mecanismo favorece um engajamento mais profundo do praticante.
Atividade completa
As diversas lutas trazem benefícios comuns e trabalham com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo. A prática ainda libera endorfina e serotonina no cérebro, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.
Mas cada uma também possui características específicas, por isso, é preciso analisar as características de cada prática para escolher a que mais se adapta ao estilo e personalidade de cada pessoa. Enquanto algumas lutas oferecem muito contato físico, outras são mais arte.
Escolhendo o estilo de luta:
1 – Procure conhecer cada uma e veja se prefere mais contato, como o Jiu Jitsu, ou uma atividade mais técnica, como o caratê;
2 – Procure um bom profissional para mestre, que além de formação adequada ofereça princípios e valores.
Principais benefícios
▪ Coordenação Motora
▪ Flexibilidade
▪ Respiração
▪ Condicionamento Físico
▪ Postura
Fonte: http://bit.ly/31adNss