Hibisco é conhecida por ser uma flor linda. Apesar de possuir o mesmo nome, existem duas espécies de Hibisco, uma sendo a flor que pode ser usada como ornamentação e nos jardins, e os cálices dos botões secos da flor conhecida como vinagreira são usados para fins medicinais.
Benefícios, Indicação e Preparo do Chá
O Chá de Hibisco, além de ser digestivo, possui um efeito que interessa muito as mulheres, o auxílio no emagrecimento. Mas calma, ele auxilia, mas não faz milagres, pratique exercícios, tenha uma alimentação balanceada e, dessa forma, a bebida será uma grande aliada.
Benefícios
De acordo com estudos, provaram que o chá de hibisco atua na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais, favorecendo a ação diurética e limpando o corpo de toxinas.
Possui também efeito cardioprotetor e vasodilatador, regulando o “bom” colesterol HDL e diminui o “mau” colesterol LDL, as triglicérides e a pressão arterial.
Quando se toma o chá de hibisco você usufrui de sua riqueza em vitamina C e do complexo B, como: a B1 e a B2, que funcionam como combustíveis para as células do sistema nervoso, e também a B12, que mantém saudáveis a pele, ossos e cabelos.
Indicação e Preparo
O ideal é tomar uma xícara por dia, duas no máximo. Lembrando que o chá de hibisco é contraindicado para gestantes e lactantes.
Após o fervimento da água, coloque 2 colheres de sopa de hibisco seco (por litro), tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos.
Para 200 ml de água, a medida é a de uma colher de chá rasa (6g) da flor seca ou 3 sachês.
Adoce com mel, misture suco de laranja ou de limão, adicione pedacinhos de gengibre ou mesmo um pau de canela. Tudo combina (inclusive outros chás, como o verde ou o mate) e as variações ficam uma delícia.
Fonte: https://bit.ly/2H4S4w9