Benefícios dos avós aos netos

children-playing-with-their-grandparents

No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós. Esta é uma data muito importante, visto que eles são essenciais pra a vida, desde a infância até a fase adulta. Segundo algumas pesquisas, netos que têm um laço emocional próximo com seus avós obtêm uma variedade de benefícios importantes para toda a sua vida. 

Avôs que estão ativamente envolvidos na vida dos netos possuem melhor bem-estar do que os que são mais passivos. E ainda, as avós que cuidam mais de seus netos têm um risco reduzido de sofrer Alzheimer e outros distúrbios cognitivos. 

Crianças que têm relacionamentos fortes com os avós são mais bondosas, generosas e com menores taxas de ansiedade e depressão no futuro. O envolvimento dos netos com os avós, de acordo com o mesmo estudo, também aumenta o desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional e a fazer ou manter amigos. 

Além disso, apoio dos avós ajuda os pais da criança em diversos aspectos, como a de ter com quem deixar o filho quando precisam sair, em caso de emergência, ou até mesmo para descansar um pouco. Tirar férias sem os filhos pode ser uma boa ideia se as crianças puderem ficar com seus avós. Receber ajuda dos avós dos filhos é sempre bom para aliviar o dia a dia e, assim, poder levar a maternidade/paternidade mais leve e menos estressante.  

Há uma pesquisa sobre os efeitos dos avós perante suas famílias, no qual listou importantes fatos que avós proporcionam a seus netos: 

  • Árvore genealógica: ajudam os netos a entender e interpretar a história da família. Contam quem foram os avós dos avós, o que faziam, de onde vieram, assim por diante. 
  • Mentores: ensinam e transmitem habilidades práticas e de conhecimento da vida. 
  • Espiritual: oferecem conforto, encorajamento e conselhos. 
  • Caráter: se esforçam para nutrir e dar forma ao caráter e à personalidade de seus netos, para que se tornem membros éticos e responsáveis na vida em sociedade. 
  • Recreação: tentam organizar, facilitar e participar de atividades de lazer com os netos. 
  • Identidade familiar: encorajam fortes relações familiares e comportamentos interpessoais apropriados entre os membros da família. 
  • Investimento: ajudam netos a se tornarem financeiramente autossuficientes na idade adulta. 

Fonte: Catraca Livre

Share Button

Você pode gostar...