Bicicletas: meio de transporte útil para o nosso tempo, lazer e saúde.

cycle-lane-with-cyclist-riding-bicycle

 

A cada dia que passa notamos o quanto o trânsito está cada vez mais congestionado, os meios de transporte lotados e o nosso ar poluído. Sabemos que fazer atividades físicas e nos conectar com a natureza faz muito bem à nossa saúde. Você conhece os benefícios de andar de bicicleta? 

Os veículos movidos a derivados do petróleo ainda são os meios de transporte mais utilizados no País. Mas, a cada dia, para amenizar esse quadro caótico, a bicicleta aparece como uma boa pedida para a locomoção. 

Os espaços destinados para uso exclusivo de ciclistas, como as ciclovias e as ciclofaixas, ganham cada vez mais o interesse dos governantes e surgem como alternativas para melhorar o trânsito das cidades.  

Sustentável, saudável, ecológica e barata. Os benefícios de se usar a bicicleta são vários. Mas a atividade também requer cuidado e atenção. É bom ir desenferrujando aos poucos antes de se aventurar a pedalar longas distância. Com mais condicionamento físico, concluir o trajeto fica mais fácil. Também é preciso estar atento às regras do trânsito, usar o equipamento de segurança e respeitar a sinalização. 

Se você está começando a utilizar a sua bicicleta nas ruas é importante que você sempre opte por ciclovia ou ciclofaixas, tenha cuidado com os pedestres, animais ou outros obstáculos. No caso das ciclofaixas, tenha atenção redobrada a carros parados e ônibus que irão encostar. 

Caso você já seja avançado na utilização de bicicletas, quando estiver na rua lembre-se de sinalizar conversões, andar sempre no sentido da via, andar na faixa da direita e se vai praticar o exercício de maneira mais comprometida, busque a orientação de um profissional de educação física. 

O que é válido ressaltar tanto para os iniciantes quanto para quem já está mais avançado é que o equipamento de segurança é vital, sendo composto de capacete e luzes, além de ajustar bem a bicicleta para evitar uma lesão e aumentar o desempenho. 

Fonte: Saúde Brasil

Share Button

Você pode gostar...