Câncer de Pele: tipos.

cancer de pele tipos

Entre os grandes perigos do verão, estão os raios ultravioletas, são eles que causam os principais tipos de câncer de pele, doença São eles que causam os principais tipos de câncer de pele, doença com mais de 165 mil casos por ano no Brasil.

Em locais com sombras densas podem ter radiação UV, que são refletidos pela areia, mar e revestimentos de cores claras.

Tipos de Câncer de Pele

O câncer de pele pode ser não melanoma ou melanoma, que se desenvolvem conforme o tipo de célula que é atacada pelo tumor.

Câncer de pele não melanoma

São classificados em dois subtipos: CBC (Carcinoma Basocelular) e CEC (Carcinoma Espinocelular). ▪ CBC tem aparência de uma pápula avermelhada com uma crosta central que pode sangrar eventualmente. ▪ CEC surge quando a pele apresenta sintomas como: enrugamento, mudança de pigmentação e elasticidade, tendo aparência similar à de uma verruga. Esse tipo é 2x mais comum em homens do que em mulheres.

Câncer de pele melanoma

Apresenta apenas 5% dos casos, esse é o tipo de câncer de pele mais agressivo, pois desenvolver metástase e tem alta letalidade. O melanoma se parece com uma pinta ou sinal de pele em tom castanho ou escuro, que pode até mesmo sangrar.

Mesmo sendo tão perigoso, o melanoma pode ter grandes chances de cura se descoberto no início.

Câncer de Pele: é hereditário?

O câncer de pele não surge apenas pela radiação ultravioleta. Alguns casos podem acontecer por hereditariedade, principalmente por familiares de 1° grau que tiveram a doença.

Se esse é o seu caso, procure anualmente um dermatologista.

Conheça a regra ABCDE

Uma das maneiras de saber se você está com algum dos tipos de câncer de pele é fazendo o autoexame no corpo. Para saber se tem algo errado, use a regrinha ABCDE: ▪ A de Assimetria: quando uma metade é diferente da outra ▪ B de Bordas Irregulares: que pode ser um sinal de câncer maligno ▪ C de Cor Variável: se a mancha for preta, castanha, branca, avermelhada ou azul ▪ D de Diâmetro: se for maior que 6mm ▪ E de Evolução: quando a mancha muda de tamanho, forma ou cor Caso sinta coceira, perceba descamação ou sangramento em um sinal ou mancha, ou se tem algum machucado que não cicatriza, procure um dermatologista.

Como se proteger do câncer de pele

Caso queira bloquear os perigos dos raios UV, basta tomar alguns cuidados no dia a dia:

▪ Aplique o protetor solar com FPS 30 ou mais, além de protetores labiais, 20 minutos antes de sair de casa, mesmo se o dia estiver dublado
▪ Evite o sol entre 10h e 16h, pois a radiação das ondas UV é mais intensa nesses horários
▪ Lembre sempre do protetor solar, principalmente quando as crianças brincarem ao ar livre
▪ Examine regularmente o corpo todo, principalmente nas áreas mais expostas ao sol
▪ Use chapéu de abas longas e óculos com lentes que bloqueiam os raios UV
▪ Visite um dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano.

 

Fonte: http://bit.ly/31kEsTE

Share Button

Você pode gostar...