Planejar um cardápio demanda tempo e organização. A preparação começa com a lista de compras e só termina quando você, finalmente, consome a comida.
Planejando um cardápio saudável
Quando se planeja um cardápio com antecedência, é possível escolher melhor os alimentos, dando mais atenção para os mais saudáveis e deixando de fora os que são ultraprocessados e ricos em gorduras, sódio e açúcar.
Quando se senta para fazer o planejamento de um cardápio, é possível que, com essa observação em sua alimentação, se tenha uma melhora na qualidade de vida como um todo.
➡ Quem já tem essa rotina diz: ‘A dica é tratar a alimentação como os outros hábitos. Ninguém deixa de tomar banho ou escovar os dentes. É preciso separar um tempo para preparar a alimentação, dando o destaque que ela merece.” ⬅
Dicas para um cardápio Saudável
O Ministério da Saúde traz dicas importantes com seu “Guia Dez Passos para uma alimentação saudável”, para baixá-lo, clique aqui.
Converse com pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros e consulte a internet. O mais importante é COMEÇAR A COZINHAR!
Dicas de planejamento
Como dissemos antes, para montar um cardápio saudável, é preciso planejamento. Confira algumas dicas para que tudo ocorra bem:
▪ Planeje as compras de alimentos e organize a despensa doméstica
▪ Defina com antecedência o cardápio da semana
▪ Tente fazer com que o preparo de sua refeição faça parte de sua rotina
▪ Evite comer nos intervalos entre as refeições
▪ Coma devagar, saboreando a comida e aproveitando esse momento longe de distrações
▪ Sempre que possível, realize suas refeições junto de parentes, amigos ou colegas de trabalho.
Fonte: https://bit.ly/2x2cP4f