Catapora: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A catapora, ou varicela, é uma doença causada pelo vírus Varicela-Zoster, que causa sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, bolhas com líquido, coceira intensa, crostas na pele e febre.

Os sinais da catapora costumam aparecer entre 4 e 16 dias após o contato com alguém infectado, sendo mais comum em crianças, mas podendo afetar pessoas de todas as idades. Assim que surgem os primeiros sintomas, é importante procurar um clínico geral ou pediatra para diagnóstico e tratamento, que pode incluir medicamentos, pomadas e cuidados específicos.

Sintomas de catapora

Os principais sintomas de catapora são:

  • Febre;
  • Erupções vermelhas na pele, que coçam e podem conter líquido;
  • Feridas e crostas na pele;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça
  • Falta de apetite;
  • Mal-estar geral.

As bolhas da catapora podem aparecer primeiro no peito, nas costas e no rosto, e depois se espalhar em todo o corpo, como boca, pálpebras ou área genital. Geralmente, leva cerca de uma semana para que as bolhas se transformem em crostas.

Sintomas de catapora no bebê

Os sintomas de catapora no bebê são os mesmos citados anteriormente, no entanto, também pode surgir tosse e secreção nasal antes do aparecimento das bolhas. Já em bebês menores de 1 ano de idade, os sintomas geralmente são leves, causando apenas poucas feridas na pele.

Catapora na gravidez

Quando contraída nas primeiras 28 semanas de gravidez, a catapora pode aumentar o risco de o bebê desenvolver a síndrome da varicela congênita.

Essa síndrome é caracterizada pelo baixo peso do bebê ao nascer, cicatrizes, espessamento e vermelhidão na pele de diversas partes do corpo, e desenvolvimento incompleto ou atrofia de alguns dedos das mãos e/ou pés. O bebê com síndrome da varicela congênita também pode apresentar problemas oculares e no sistema nervoso central. No entanto, a forma como o bebê será afetado varia conforme o período da gravidez em que a mulher adquiriu a catapora.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da catapora é feito pelo pediatra ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados pela pessoa. Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar testes sorológicos como teste ELISA, aglutinação pelo látex, imunofluorescência indireta e reação em cadeia da polimerase (PCR).

Como acontece a transmissão

A transmissão da catapora acontece através do contato com gotículas de saliva, tosse ou espirro da pessoa contaminada e do contato direto com o líquido das feridas.

A pessoa pode transmitir a catapora para outros, cerca de 1 a 2 dias antes do surgimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as bolhas já estiverem com crostas.  Por isso, neste período, deve-se manter a distância das outras pessoas e evitar frequentar espaços públicos.

Como é o tratamento

O tratamento para catapora pode ser feito com o uso de medicamentos orais, pomadas, cremes ou loções e cuidados pessoais.

Fonte: Tua Saúde

Share Button

Você pode gostar...