Cigarro eletrônico pode aumentar o risco de cáries? 

Já ouviu falar que o uso do cigarro eletrônico pode aumentar o risco de cáries? 

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Denental Association, famoso artigo odontológico, apontou que o uso do cigarro eletrônico pode aumentar as chances de se ter as temidas cáries dentárias.  

Mas por que os cigarros eletrônicos podem aumentar as chances de se ter cáries?  

Os professores da Tufts University, nos Estados Unidos, explicaram que os líquidos utilizados nos cigarros eletrônicos contêm propilenoglicol, glicerina, nicotina e uma grande variedade de sabores, muitos dos quais são doces e podem cobrir os dentes com uma película açucarada e pegajosa que promove o crescimento de bactérias.  

“É como ir dormir depois de chupar um pirulito”, disse Irusa, autora do estudo e professora da Escola de Medicina Dentária, da Tufts University.  

O estudo demonstrou ainda que os aerossóis vaporizadores alteram o microbioma oral, tornando-o mais hospitaleiro para bactérias causadoras de cáries.  “O vaporizador parece estimular a cárie em áreas onde geralmente não ocorre como as bordas inferiores dos dentes da frente”, alerta a pesquisa, que sugeriu alto risco de cárie em cerca de 79% dos pacientes que usavam cigarros eletrônicos, comparados a 60% do grupo controle.  

Fonte: Veja Abril 

Share Button

Você pode gostar...