Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. E se você é daqueles que sempre usa uma desculpa para comer sem culpa o doce, temos uma boa notícia para você! Um estudo recente concluiu que comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro. Consumir um pouco da versão amarga no dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.
O chocolate de origem tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Os benefícios vêm dos flavonoides de cacau – que também são encontrados em maçãs, peras e uvas. Os cientistas analisaram pessoas idosas que consumiam chocolate regularmente. Em alguns casos, isso ocorreu ao longo de três meses. Eles descobriram que o chocolate ajudou a evitar um declínio na memória.
Cacau apresenta cafeína que estimula o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e magnésio que ajudam na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça. Isso explica a compulsão por chocolate que muitas mulheres sentem durante seu período fértil. O melhor tipo de cacau é aquele que contém um percentual maior da fruta em sua composição, então dê preferência aos chocolates acima de 70% de cacau.
Apesar de fazer bem para a saúde não é recomendado o exagero. Por isso, não adianta sair comendo todo o chocolate do mundo para comemorar o Dia Mundial do Chocolate. O produto com maior teor de cacau é sempre o mais recomendado.
O chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado, e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro. Quanto mais doce menos cacau tem e maior é a quantidade de açúcar e gordura vegetal, sendo considerado o pior para a saúde.
Fonte: NSC TOTAL