No começo do ano, muitas pessoas definem metas como comer melhor, ler mais e se exercitar. O desafio é que a motivação diminui com o tempo e os novos hábitos geralmente não são mantidos. Para evitar isso, o psicólogo BJ Fogg, do Laboratório de Tecnologia Persuasiva de Stanford, sugere uma maneira simples de manter o foco, mesmo nos dias preguiçosos.
Segundo Fogg, mesmo com a empolgação no começo do ano, é normal que a preguiça apareça em alguns momentos. Para manter um hábito, é importante antecipar esses momentos e se preparar para lidar com eles. A dica é aproveitar ao máximo os dias em que você está motivado e fazer o possível para manter o hábito nos dias seguintes. É uma estratégia simples, mas eficaz, que reconhece que a motivação pode diminuir em alguns momentos e ser substituída pela preguiça.
Vamos supor que sua meta seja ter uma alimentação saudável. Quando você acordar se sentindo motivado para alcançar esse objetivo, vá ao mercado, compre frutas e legumes, lave-os e deixe tudo pronto na geladeira. Dessa forma, mesmo que você esteja com preguiça no dia seguinte, terá menos obstáculos para seguir seu plano de alimentação saudável. Segundo Fogg, ao longo da semana, quando sua motivação estiver menor, será mais fácil manter o hábito de se alimentar de forma mais saudável.
Segundo o psicólogo, a ideia não é tentar aumentar sua motivação, mas aproveitar ao máximo quando ela estiver mais forte. Ele chama isso de “ondas de motivação”. A motivação ajuda a enfrentar coisas difíceis, então, quando você se sentir motivado, deve fazer as coisas difíceis que tornarão o hábito mais fácil de manter no futuro. Por exemplo, se a meta é se exercitar mais, use um dia de motivação para se matricular em uma academia, encontrar um personal trainer e agendar as próximas sessões.
Uma outra estratégia é aproveitar os momentos de motivação para aprender algo novo relacionado ao seu objetivo. Por exemplo, experimentar uma nova receita mais saudável e nutritiva. Quando você tentar fazê-la novamente, será mais fácil, mesmo que esteja mais cansado. Aproveitar a motivação para aprender coisas novas pode ajudar a manter o hábito no longo prazo.
Fonte: Época Negócios