A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, é uma inflamação muitas vezes mal julgada. Ela aparece em regiões como a cabeça, sobrancelha, cílios e barba, ou seja, áreas onde há mais folículos e glândulas sebáceas. Embora o problema não seja totalmente possível de evitar, existem algumas maneiras de diminuir seu incômodo.
Essa inflamação nada mais é do que um desequilíbrio causado pela quantidade de bactérias e fungos no nosso couro cabeludo. Existem alguns gatilhos para a aparição desse problema: alergia, estresse, frio, oleosidade e, até mesmo, uma condição genética.
Coisas simples podem ajudar nos casos mais leves, como banhos mais frios e menos demorados; evitar usar o secador muito próximo ao couro cabeludo, estando a uma distância segura de 30cm; não mexer/coçar a cabeça, já que unhas tem uma concentração de bactérias que podem piorar o problema; usar shampoo anticaspa só na raiz do cabelo, além do shampoo normal todos os dias e evitar o uso de gel.
Essas ações vão ajudar a amenizar os sintomas da dermatite seborreica. Caso você tenha um caso mais grave, o uso de remédios propícios para o caso vão ajudar.
O ideal é sempre procurar um dermatologista, para que você tenha um tratamento correto e eficaz.
FONTE: G1