E ai, como anda o seu? Completo ou com quase nada? Hoje vamos conversar sobre a importância da primeira refeição do dia, o café da manhã.
A desculpa utilizadas por muitas pessoas sobre não ter nem vontade de tomar ou comer algo, está associada a falta de apetite no horário da manhã, que indiretamente, ao tomarem essa atitude acabam até fazendo um jejum intermitente. Já para outros, o café acaba sendo um pouco exagerado, ou sem os nutrientes que o nosso corpo precisa para começar bem o dia.
Uma rápida pesquisa foi feita para analisar os hábitos de consumo durante o café da manhã, e os resultados foram os seguintes:
● 67% comiam qualquer coisa
● 30% tomavam um café completo
● 33% não comiam quase nada
Aqueles que driblavam o café tinham mais aterosclerose (acúmulo de substâncias nas paredes das artérias), uma circunferência abdominal maior, IMC, pressão, glicemia e colesterol maiores.
Mas afinal, qual é o horário que o nosso corpo “gosta mais” de tomar café da manhã?
O seu relógio pode dizer que é hora de trabalhar no meio da noite, mas seu corpo sabe que não é verdade. Isso acontece porque existe um relógio mais poderoso e preciso do que qualquer outro, que é nosso ciclo circadiano, uma espécie de relógio interno regulado pelo dia e pela noite. É por isso que muitas pessoas que acordam muito cedo para trabalhar, não têm vontade de tomar café da manhã. Para o corpo, ainda é hora de ficar dormindo. Essa pessoa vai estar mais preparada para comer quando está claro.
Não há problema nesses casos em sair sem café e tomar, por exemplo, quando chega ao destino e já está claro.
E quanto as substâncias, é recomendável sempre ingerir alimentos que sejam integrais, que contenham fibras, proteínas, ou seja, que disponham dos nutrientes e substâncias que o nosso corpo necessita para produzir energia e nos manter na ativa para todas as atividades do dia.
Fonte: https://g1.globo.com