Compulsão Alimentar

É normal, vez ou outra, comer mais do que precisamos, principalmente durante eventos e festas comemorativas. O problema começa quando isso se torna um episódio recorrente. Quando isso acontece, é chamado de Transtorno Compulsivo Alimentar. Quem passa por isso se alimenta de forma impulsiva, rápida e, geralmente, é seguido por um sentimento de culpa e tristeza.

Os motivos mais comuns para desenvolver o transtorno podem ser: estresse, traumas emocionais e uma baixa autoestima. Essa doença pode ser uma válvula de escape para quem não consegue lidar com alguns sentimentos.

Alguns hábitos podem ajudar a controlar os episódios de compulsão, como:

 

  • Evitar dietas restritivas: ficar sem comer ou diminuir drasticamente a ingestão de certos alimentos podem aumentar os episódios, pois deixam o cérebro em estado de alerta e aumentam a fome.
  • Não pular refeições
  • Beber mais água: ajuda a amenizar a sensação de vazio, além de hidratar os alimentos que ingerimos, como as fibras. Isso faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo.
  • Comer mais fibras
  • Evitar guardar “besteiras”: biscoitos, batata frita, salgadinhos e doces são exemplos de Junk Food, mais conhecidas como “besteiras”. São alimentos com poucos nutrientes e que servem como tentação.
  • Praticar atividades física e dormir bem: vão ajudar a gerar um bem-estar e um prazer maior para o corpo além de auxiliar com a ansiedade.

 

Embora essas dicas possam ajudar quem esteja começando a sentir essas compulsões alimentares, é importante ter um acompanhamento médico e psicológico. Procure a ajuda de profissionais em locais especializados para que você possa ter todo o suporte necessário.

 

FONTE: UOL 

 

Share Button

Você pode gostar...