Nosso elemento básico da comida brasileira, o melhor amigo do feijão, tem diversas versões, porém as mais populares são o arroz branco, parboilizado e integral. Se você é uma daquelas pessoas que já se perguntou qual tipo de arroz é o mais nutritivo, qual seria o melhor para sua dieta, qual é o mais saudável… Então esse guia do arroz é para você!
Qual é o mais saudável?
Sabemos que alguns alimentos sofrem com os processos da indústria alimentícia, como por exemplo o polimento excessivo dos grãos, isso pode diminuir a quantidade de nutrientes dos alimentos. Assim, o mais indicado é optar pelos itens menos processados.
Sendo assim, o arroz integral é o grão intacto com camadas de farelo. Já o arroz parboilizado é descascado e polido, mas passa por um processo de parboilização que é realizado na água. Esse processo faz com que os nutrientes dos farelos penetrem no centro do grão, permanecendo ali. Ainda assim, o alimento com menos processamento será sempre melhor.Uma pesquisa divulgada em 2017 por Isabel Massaretto, pós-doutoranda do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o arroz integral tem cerca de 20% a mais de proteína e duas vezes e meia a mais de fibras que o arroz branco. Além de minerais, lipídios e vitaminas.
Além disso, em termos nutricionais, o integral tem mais vitaminas que o parboilizado integral e tem índice glicêmico menor que o arroz branco. Ou seja: arroz integral ganha entre arroz branco e arroz parboilizado.
A disputa final: Arroz branco VS Arroz parboilizado
O arroz parboilizado é descascado e polido, assim como o arroz branco. A diferença entre eles é que o parboilizado passa por um processo de parboilização, que é quase um pré-cozimento. A imersão do grão em água quente faz que as fibras e nutrientes do arroz não sejam perdidos – o que acontece com o arroz branco.
Dessa forma, o arroz parboilizado, além de cozinhar mais rápido do que o branco, e não grudar caso ultrapasse o tempo de cozimento, retém mais fibras e proteínas do que o arroz branco. Nesse caso, o prêmio vai para o arroz parboilizado.
Para quem não gosta do aspecto do arroz integral, mas não abre mão de uma dieta saudável e nutritiva, o arroz parboilizado é uma boa opção.
Fonte: Unimed