Conheça o ciclo do sono

O nosso sono é dividido em quatro estágios que vão se alternando ao longo da noite, até atingir as 8h necessárias. O sono é um momento que envolve complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais, segundo o Instituto do Sono, e ativa vários pontos do sistema nervoso central, com variações na atividade cerebral e capacidade de reparação corporal.

Fase 1: adormecimento

A fase 1 do ciclo faz parte do sono leve e começa no momento que o corpo adormece. A mente começa o processo de desacelerar, mas ainda nem se adaptou direito. Por isso, é mais fácil despertar com pequenos movimentos e barulhos. Dura cerca de 10 minutos, e a pessoa costuma nem perceber que está dormindo. Nesta fase, pode ocorrer aquela sensação de que está caindo.

Fase 2: sono leve

Na 2ª fase do ciclo do sono, o corpo já está relaxado e começa a se preparar para o sono profundo, diminuindo as atividades cerebrais e corporais. A mente, no entanto, ainda está atenta e pode despertar com barulhos e movimentos na casa. Essa fase dura cerca de 20 minutos. Estudos acreditam que é nesse estágio que ocorre a consolidação da memória a longo prazo.

Fase 3: sono profundo

O sono profundo caracteriza a 3ª fase do ciclo: aqui, é muito mais difícil de despertar. Os músculos atingem o relaxamento total, assim como a pressão arterial, a respiração e a temperatura corporal diminuem. É nesse estágio que ocorre uma reparação corporal mais intensa, com produção de hormônios do crescimento e fortalecimento do sistema imunológico e tecidos. Como a mente está muito relaxada, o indivíduo não sonha nessa fase.

Fase 4: sono REM

A 4ª fase do ciclo do sono é a chamada REM. Além dos sonhos, nesse estágio o corpo experimenta diferentes respostas fisiológicas e neurológicas que se assemelham aos comportamentos de quando estamos acordados. A duração é de 10 minutos, mas esse tempo pode aumentar nos ciclos seguintes, chegando a 20 ou 30 minutos. É na fase REM que a renovação cerebral atinge seu auge e o corpo finalmente relaxa. No entanto, alguns distúrbios, como o sonambulismo, podem aparecer. Geralmente, o sono REM começa cerca de 90 minutos depois de adormecer.

Fonte: CuidadosMil /Amil

Share Button

Você pode gostar...