Conjutivite: o que é? Como se prevenir?

O ano de 2018 começou com um surto de conjuntivite em todo o país, e junto dele, várias pessoas acabaram sendo contaminadas por não saberem como se prevenir. Mas e você, sabe o que é a doença e como se prevenir?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia. Geralmente, ela compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo.
O contagio da doença pode ser feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados. Esta contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus, tendo como principais sintomas: Inchaço nas pálpebras, intolerância nas pálpebras, intolerância à luz, visão embaçada e borrada.

Pode se observar também através do tipo de secreção existente, qual tipo de conjuntivite é, por exemplo:
● A secreção da conjuntivite viral: é mais esbranquiçada, em pequena quantidade e demorando aproximadamente 15 a 20 dias para desaparecer com tratamento adequado.
● A secreção da conjuntivite bacteriana: é mais amarelada e abundante. Demorar de 5 a 7 dias para desaparecer com tratamento adequado.

Para que você possa diminuir as chances de contagio, é necessário seguir algumas medidas de prevenção que estão inseridas na nossa rotina, como:

● Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
● Evite compartilhar toalhas de rosto.
● Lave as mãos com frequência e não as coloque nos olhos.
● Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos
● Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).
● Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

Procure manter a sua higiene sempre em dia, além de lavar muito bem as mãos, leve na sua bolsa/ mochila um álcool em gel, para poder higienizar as mãos sempre que estiver na rua, ou quando sair de um transporte público por exemplo.

Fonte: Grupo Hosp – Hospital de olhos de São Paulo
http://www.hospitaldeolhos.net/especialidades-conjuntivite.asp

Share Button

Você pode gostar...