Controle da asma através do exercício

Muitas pessoas que têm asma ou outros problemas respiratórios crônicos também têm depressão. Exercícios com aprovação médica podem melhorar muito sua qualidade de vida. O exercício não tem sido reconhecido apenas para ajudar a aliviar a depressão, mas pesquisas mostram que o exercício regular pode também ajudar a controlar os sintomas de asma em algumas pessoas.

Tornar-se fisicamente ativa, com o apoio e os conselhos do seu médico, ajuda o paciente a sentir-se no controle de sua asma, ao invés de viver com medo dela. Um diagnóstico como asma não é uma sentença que o condena a uma forma específica de vida, dizem os especialistas. Essa é uma mensagem importante para qualquer pessoa com uma doença respiratória que se sente desanimado com sua saúde.

Historicamente, a atividade física nunca foi recomendada a portadores de asma. “Os especialistas temiam os espasmos que poderiam ocorrer durante o esporte, mas logo se viu que os asmáticos submetidos a treinamentos se sentiam melhor depois”, explica o fisioterapeuta Celso Fernandes de Carvalho, que orientou o trabalho da USP. “Nossa pesquisa demonstra que os exercícios regulares diminuem os sintomas do problema e ainda reduzem a ansiedade e a depressão que costumam estar associadas a ele”, completa Fernandes.

Apesar de apresentarem um grande impacto sobre a asma, os esportes devem ser encarados como uma ferramenta auxiliar em seu tratamento. Em outras palavras, eles não substituem os remédios receitados. “Não há mais dúvidas de que o exercício seja positivo para o asmático. Contudo, ele não deixa de ser um coadjuvante”, avalia a pneumologista Rosemary Ghefter, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Esportes ideais
O exercício perfeito é aquele que melhor se adapta ao gosto do praticante. No entanto, as atividades aeróbicas são mais recomendadas para os asmáticos por trabalhar a capacidade cardiorrespiratória.

  • Caminhada
  • Corrida
  • Ciclismo
  • Natação

No tempo certo
Os especialistas recomendam se exercitar três vezes por semana, de 50 minutos a 1 hora por dia. Só com esse tempo de atividade dá para desenvolver condicionamento físico essencial para domar a asma.

Olho no ambiente
Evite suar a camisa em dias muito secos e em locais poluídos, principalmente parques que ficam próximos de ruas e avenidas movimentadas. Fuja dos horários de pico do trânsito por causa do aumento de poluentes no ar. Também vale ficar atento aos dias mais frios e a mudanças bruscas de temperatura. Importante: procure sempre orientação médica antes de começar a praticar qualquer exercício físico.

Fontes: www.cuidadosmil.com.br e www.saúde.abril.com.br

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário