Mais de 85% de nossa relação com o mundo se dá através da visão. E para ter uma boa visão é fundamental a consulta periódica ao oftalmologista, principalmente na infância e depois dos quarenta anos. Indivíduos com antecedentes familiares com problemas de visão devem fazer consultas mais frequentes.
Veja alguns cuidados no dia a dia:
Iluminação: a visão do ser humano não foi programada para lidar com a claridade de telas eletrônicas durante horas que podem provocar a fadiga visual. Os olhos podem ficar irritados e ressecados. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia recomenda que se faça pelo menos uma pausa de 10 minutos para os olhos descansarem. É importante ajustar o brilho de cada tela para que fique com a luminosidade local.
Higiene dos olhos: lave bem a área dos olhos, inclusive cílios e pálpebras. É importante remover as impurezas e secreções, que podem saudar irritação ou até conjuntivite. Higienize as mãos, lavando-as bem, principalmente quando for levá-las aos olhos.
Colírios: os colírios são importantes para aliviar a irritação e ressecamento dos olhos. Mas não use nenhum colírio sem antes visitar um médico oftalmologista. Não existe colírio inócuo.
Óculos: por lei apenas o médico oftalmologista pode prescrever e receitar óculos e lentes de contato. Óculos de sol devem apresentar fator protetor contra os raios ultravioletas.
Importante: crianças devem praticar atividades ao ar livre e não ficar expostas em demasia aos aparelhos eletrônicos, que podem afetar a visão. Verifica-se atualmente o crescimento dos casos de miopia em crianças e jovens devido aos novos hábitos, que impedem um desenvolvimento saudável. Visitar um médico oftalmologista no início do período escolar pode evitar problemas de aprendizagem, causando déficit de atenção.