As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no país em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, também provoca arritmias cardíacas, isquemias ou anginas.
Estes são os maiores inimigos do coração:
- Hipertensão: danificar as artérias é o principal fator de risco. Cerca de 50% dos brasileiros acima de 65 anos sofrem deste mal, que também afeta 5% das crianças e adolescentes.
- Colesterol: é importante estar atento às taxas do LDL (colesterol ruim) e do HDL (bom colesterol). O desequilíbrio entre eles pode provocar problemas de saúde a médio prazo. De acordo com o Ministério da Saúde, a dislipidemia afeta 77 milhões de pessoas.
- Diabetes: o diabetes congestiona a circulação e causa danos às paredes dos vasos. O tipo 2 da doença é o que mais prevalece.
Prevenir ainda é o melhor remédio:
- Alimente-se bem: a gordura é um dos principais vilões do coração. Evite seu consumo em excesso, prefira carnes brancas, leite desnatado e queijos com baixa caloria e pouca gordura, e inclua verduras e legumes na sua alimentação.
- Faça exercícios físicos: o sedentarismo é um dos principais inimigos da saúde cardiovascular. Faça no mínimo 30 minutos de atividade física regular em quatro ou cinco dias da semana. Os exercícios aeróbicos como caminhada, natação e corrida são boas opções.
- Abandone o cigarro: o risco de um fumante infartar é três vezes maior do que um não fumante. A nicotina, presente no cigarro, causa contração dos vasos sanguíneos e aumenta a frequência cardíaca.
- Evite estresse e adote uma vida saudável.
- Realize exames preventivos
- Informe-se: o conhecimento é uma prática importante para a prevenção.
Fonte: Amil – www.amil.com.br
29 de setembro – Dia Mundial do Coração