A depressão é uma doença que chega sorrateiramente, mas quando está sendo curada, dá para perceber alguns sinais.
Sobre a Depressão
A depressão é uma doença que pode ter como causa uma predisposição genética, uma grande perda, um acontecimento traumático ou a soma de diversos fatores.
Raramente ela anuncia quando está chegando, fazendo com que o acometido, muitas vezes, só perceba que está sofrendo de depressão quando já está precisando de ajuda médica.
No entanto, quando estamos passando por um episódio da doença e buscamos tratamento, é possível reconhecer os sinais de que ela está indo embora.
De acordo com psiquiatra e pesquisador do Hospital das Clínicas da USP, Diego Tavares, o objetivo do tratamento com medicamento é fazer todos os sintomas da depressão perderem a intensidade, ou seja, entrarem em remissão. Quando esse marco é atingido, os estudos sugerem que o ideal é manter o medicamento por 9 a 12 meses.
É fundamental que o paciente permaneça com os medicamentos pelo tempo instruído pelo médico, para que tenha uma recuperação completa e possa passar por novos desafios, caso não faça isso, pode ocorrer um efeito rebote e a doença voltar com força total, alerta o psiquiatra da Clínica Jorge Jaber.
Sinais de Recuperação
Alguns dos sinais de que você está se recuperando da depressão são:
▪ Maioria dos dias sem se sentir triste ou irritado
O humor deprimido é um dos sintomas principais da doença, mas ele pode se manifestar na forma da apatia. Outro sintoma comum da depressão mas que poucos associam a ela é a irritabilidade. O tratamento contra a depressão não busca que a pessoa esteja feliz o tempo todo, mas sim que volte ao humor que costumava ter antes da doença.
▪ Comer normalmente
A depressão pode gerar, não apenas a perda do apetite, mas também o excesso de fome se incluem entre os sintomas da doença. Se você perceber que seu apetite está retornando a como era antes, pode ser um sinal de que está se recuperando da depressão, com uma boa resposta ao tratamento.
▪ Dormir normalmente
Dificuldades para dormir ou insônia podem vir de várias origens, desde problemas respiratórios e digestivos, até os emocionais. O mesmo vale para a hipersonia (sono excessivo), que pode ser uma reação a remédios, por exemplo. No entanto, se estes são sintomas que apareceram junto com a depressão para você, a normalização do sono pode ser um indício de que a depressão está se curando com o tratamento.
▪ Ter mais disposição para interações sociais
Quem passa por uma depressão nota que seu padrão social mudou, e pode perceber que está indo rumo ao isolamento social. O objetivo do tratamento é sempre voltar ao padrão de interação que tinha antes.
▪ Trabalhar melhor (e se concentrar)
Voltar aos padrões de concentração no trabalho e para estudar é um sinal de que a depressão está indo embora.
▪ Aumento da libido
Quando uma pessoa está com depressão, ela pode até continuar mantendo atividades sexuais, mas às vezes não sente o mesmo prazer, e também não tem tanta vontade de fazer sexo. Quando a depressão está indo embora, “A vida volta a ter um brilho, não fica mais em preto e branco”, explica o psiquiatra Robson.
Mesmo notando esses sinais, é importante persistir no tratamento (ou buscá-lo). O psicólogo e o psiquiatra saberão dizer qual é o melhor momento para que você se considere completamente curado.
Fonte: https://bit.ly/2PnUnye