Dia Mundial da Saúde: Vida saudável em tempos de pandemia

Young woman exercising fitness, aerobic, yoga at home, sporty lifestyle. Getting active during lockdown, quarantine. Home gym.

Hoje (07/04) é o Dia Mundial da Saúde. Temos como grande objetivo nessa data chamar a atenção para o combate ao sedentarismo, boa alimentação e prática de atividades físicas.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a proporção de obesos no Brasil, com idade a partir dos 20 anos, mais que dobrou entre 2003 e 2019. A má alimentação e o sedentarismo são apontados como as principais causas da obesidade, aumentando o risco para problemas de saúde como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, além de fatores emocionais, como diminuição da autoestima e depressão.

Visto que, por estamos em uma pandemia, muitas viram dificuldade em continuar praticando atividades e cuidando da sua saúde em casa. 6 em cada 10 pessoas praticam menos do que os 150 minutos de atividades físicas recomendadas na semana. Outra informação que chama a atenção é que cerca de 24% dos adultos brasileiros são considerados hipertensos e, de 3 em cada 4 mortes de hipertensos estão relacionadas ao sedentarismo.

Para cuidar da sua saúde, lembre-se de comer alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, e mantenha uma alimentação balanceada, sem exageros. Também é essencial lembrar de beber bastante água. Meditação é uma boa prática para a saúde mental e você também pode praticar exercícios de forma cuidadosa, para não lesionar o seu corpo, que podem ser desde dançar à musculação utilizando pesos que você pode criar na sua casa, como por exemplo: mochila ou bolsa com sacos de arroz e/ou feijão, garrafa com água, vassoura, dentre outros objetos.

SAIBA MAIS: Alimentos processados x alimentos in natura: qual a diferença?

Fonte: Monitor Mercantil

Share Button

Você pode gostar...