Diabetes – Que doença é essa?

Aumento de apetite, vontade de urinar o tempo inteiro e algumas alterações visuais? Isso não é bom sinal, pois pode ser diabetes. Doença silenciosa que na maioria das vezes aparece sem mostrar muitos sintomas.

O pâncreas é o órgão produtor de insulina, que é o hormônio responsável pela utilização da glicose pelas células. Quando o órgão não consegue produzir a quantidade de insulina suficiente ou quando a insulina produzida não está agindo normalmente, os níveis de glicose no sangue aumentam e isso causa o Diabetes.

Existem alguns tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Pacientes com esse tipo de diabetes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é pouca.

No diabetes tipo 2 o organismo produz insulina normalmente, mas o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo de diabetes atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso.

Existe também o diabetes gestacional, onde as taxas de glicose do sangue durante a gravidez são elevadas, principalmente quando há um aumento efetivo de peso, mas os níveis de glicose voltam ao normal após o parto. É recomendado que mulheres que tiveram casos de diabetes gestacional façam controle das taxas nos anos posteriores à gravidez.  Apesar de o diabetes gestacional ser uma situação de risco, acompanhamento médico, pré-natal adequado e cuidado da gestante possibilitam uma gravidez tranquila e saudável para a mãe e o bebê.

Fatores de risco do Diabetes:
– Obesidade e sedentarismo;
– Hipertensão Arterial;
– Hereditariedade, antecedentes familiares;
– Colesterol e Trglicérides Altos;
– Problemas emocionais, estresse;
– Doença cardiovascular ou cerebrovascular;

O que deve ser feito para prevenir o Diabetes:
– Controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial;
– Aumentar a ingestão de fibras;
– Diminuir a ingestão de gorduras, especialmente as saturadas ;
– Prática de atividades físicas regulares;
– Diminuição do uso do tabaco e bebidas alcoólicas;

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Fonte: Blog da Saúde / Ministério da Saúde

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário